Política

Célia Rocha discute projetos sociais com ministro das Cidades

Por Cada Minuto 21/03/2014 - 11:29

ACESSIBILIDADE


Em sua estada em Brasília, desde o início desta semana, em busca de mais recursos e projetos para benefício dos moradores de Arapiraca, a prefeita Célia Rocha (PTB) esteve reunida, nesta quarta-feira (19), com o recém-empossado ministro das Cidades, Gilberto Occhi.

Acompanhada do suplente de senador Euclides Mello, que representou no encontro o senador Fernando Collor de Mello (PTB), a prefeita Célia, inicialmente, voltou a parabenizar Gilberto Occhi pela indicação para assumir a pasta.

“O Gilberto é um amigo de Alagoas e do povo de Arapiraca. Ele fez muito por nossa terra, na época em que foi superintendente da Caixa Econômica em nosso estado. Agora, como ministro, temos a certeza de que os nossos projetos serão agilizados aqui em Brasília”, afirmou a prefeita.

Ainda nesta quarta-feira, Célia Rocha participou, ao lado do senador Fernando Collor e deputado federal Renan Filho (PMDB) da II Mobilização em Defesa dos Vereadores do Nordeste.

O encontro foi promovido pelo deputado em parceria com a União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), em Brasília-DF. A deputada federal Rosinha da Adefal (PT do B) também prestigiou o evento.

A reunião discutiu a pauta municipalista prioritária, como o Pacto Federativo, maior autonomia financeira para os municípios, verba indenizatória, e a regulamentação do uso de recursos do duodécimo das câmaras municipais.

Presidente da Mesa do evento, Renan Filho defendeu celeridade na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 205/2012, que dispõe sobre a percepção de verba indenizatória pelas assembleias legislativas, bem como o aumento de 2% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O autor da proposição, deputado Félix Mendonça Junior (PDT-BA), que estava presente no encontro, acatou a sugestão do deputado Renan Filho, feita no último encontro, e apresentou uma nova versão para o texto da PEC, que estabelece delimitação da verba indenizatória também nas Câmaras Municipais.

“A regulamentação da verba indenizatória é tão importante nas assembleias legislativas quanto nas câmaras municipais. O vereador é a parcela do Legislativo mais próxima da população e precisa de segurança para exercer seu trabalho”, explicou Renan Filho.

O presidente da Uveal, Hugo Wanderley (PMDB), falou sobre a importância do encontro para a valorização do trabalho dos vereadores. “Esse é o segundo ano que nos reunimos aqui em Brasília. No ano passado, conseguimos a derrubada da PEC 35/2012, que tirava o salário dos vereadores em municípios com menos de 50 mil habitantes”, lembrou.

Também estiveram presentes no encontro, os deputados federais alagoanos, Alexandre Toledo (PSDB), João Caldas (PEN), além do deputado federal pela Bahia, Félix Mendonça Júnior (PDT), presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) Marcelo Beltrão (PTB), e vereadores de diversos municípios de Alagoas.

 


Encontrou algum erro? Entre em contato