Alagoas

Guia orienta profissionais de comunicação de como tratar pessoas com deficiência.

Iniciativa da deputada federal Rosinha da Adefal terá a presença da repórter do Fantástico, Flávia Cintra.
Por Assessoria de Comunicação 13/03/2014 - 10:07

ACESSIBILIDADE

Guia orienta profissionais de comunicação de como tratar pessoas com deficiência.

“Pessoa com necessidades especiais”, “portador de necessidades especiais”, “portador de deficiência”, são várias as formas de tratamento dadas pela imprensa às pessoas com deficiência. Para orientar os jornalistas, radialistas e profissionais de comunicação, um guia será lançado, em um café da manhã, nesta sexta-feira (14), às 8h, no hotel Ponta Verde, com a presença da repórter do Fantástico, Flávia Cintra.

“Como falar sobre deficiência – um guia para profissionais de comunicação” é uma inciativa da deputada federal, Rosinha da Adefal, publicada pela Editora da Câmara dos Deputados. Segundo a parlamentar- que é cadeirante - essa foi uma forma de contribuir para que jornalistas e radialistas não incorram em utilizar termos pejorativos relacionados a este tipo e público. “A publicação orienta segundo convenções internacionais”, disse Rosinha.

O lançamento do guia terá a presença especial da jornalista e ativista dos Direitos Humanos, Flávia Cintra. A repórter do programa Fantástico, da Rede Globo, vai mostrar sua experiência como profissional da área, principalmente como pessoa com deficiência.

Flávia é um exemplo de superação. Aos 18 anos sofreu um grave acidente de carro perdendo os movimentos do pescoço para baixo. Depois de vários meses de fisioterapia, conseguiu recuperar os movimentos dos braços.

A jornalista foi fonte de inspiração para o autor Manoel Carlos, na novela “Viver a Vida”, no personagem de Luciana, de Alinne Moraes. Hoje com 38 anos, Flávia é casada e tem dois filhos gêmeos.

MARIA DE RODAS

Na oportunidade, Flávia vai lançar, às 15h, em Maceió, o livro “Maria de Rodas”, no qual relata a experiência de ser mãe após ter se tornado uma pessoa com deficiência.

 


Encontrou algum erro? Entre em contato