Cidades

Operação da Marinha e BPA fiscaliza embarcações no litoral de Alagoas

Durante uma semana ação abordou mais de 200 embarcações. Operação Amazônia Azul deve durar até o sábado (22)
Por Do G1 AL 21/02/2014 - 07:39

ACESSIBILIDADE


Uma operação da Marinha em conjunto com Polícia do Batalhão Ambiental (PBA) e fiscais do Ministério do Meio Ambiente foi inciada nesta segunda-feira (20). EmAlagoas, a operação Amazônia Azul, teve os trabalhos mantidos sob sigilo até agora para não atrapalhar as ações.

“Envolve todo o país, são cerca de 30 mil militares, 60 navios, 15 aeronaves e inúmeras embarcações das nossas capitanias ao torno do litoral”, explica Levi Alves da Silva, da Capitania dos Portos de Alagoas.

Segundo Alves da Silva, os trabalhos também servem como preparação para as ações que vão acontecer durante a copa do mundo. “A intensificação de fiscalização do cumprimento de leis, normas, regulamentos é inibir, também, coibir ilícitos que aconteçam na chamada Águas Judiciais Brasileiras (AJB)”, explica Levi.

Na manhã de hoje, uma equipe realizou uma fiscalização no litoral de Maceió e percorreu 44 quilômetros. A primeira embarcação vistoriada foi notificada: estava sem os documentos obrigatórios, sem luz de navegação e 2 tripulantes não portavam habilitação. A segunda também: havia apenas 2 tripulantes, quando deveriam ser 3.

Apesar da marinha ter divulgado que hoje o mar estava perigoso, com ondas que podem ultrapassar os 2 metros, foi constatada uma pequena jangada que estava a quase 7 quilômetros da costa. Na jangada não havia equipamentos de salvamento, e ela teve que voltar à terra.

Os Policiais Militares do Batalhão Ambiental e funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) também participaram da operação. “Não foi efetuada nenhuma apreensão de barcos, nem material de pesca de lagosta”, disse Dorgival Gomes, agente de fiscalização do ICMBIO.

De acordo com a Capitania dos Portos de Alagoas, da última segunda-feira (10), até hoje mais de 200 embarcações foram abordadas, cerca de 20 notificadas e pelo menos 2 lacradas. A operação continua.

Ainda segundo informações da Capitania dos Portos, 4 equipes realizam ações no estado. Inclusive nos rios. A operação Amazônia segue até sábado (22).


Encontrou algum erro? Entre em contato