Alagoas, 16 de setembro de 2021 23º min 28º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
Saúde

Hemocentros fazem campanha para reforçar estoque no carnaval

Campanha ocorre entre os dias 17 e 21 deste mês. Segundo Sesau, número de transfusões duplica neste período

Do G1 AL

17/02/2014 11h11

Hemocentros fazem campanha para reforçar estoque no carnaval

Buscando aumentar os estoques de sangue, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciaram, nesta segunda-feira (17), mais uma campanha.

A “Doe Sangue e Compartilhe Alegria”, que está prevista para acontecer até próxima sexta-feira (21), tem o objetivo de assegurar que não falte sangue durante o carnaval.

Segundo a Secretaria de Estado e Saúde (Sesau), é nesta época do ano que o número de transfusões duplica em razão dos grandes registros de acidentes de trânsito e da violência causada por armas branca e de fogo.

Durante a campanha, serão distribuídas camisas que serão o passaporte para o Bloco Hemovida. O bloco, criado há dez anos, irá desfilar ao som da Orquestra Pega Fogo, de Santa Luzia do Norte, durante as prévias carnavalescas de Maceió, que acontecem na sexta-feira, às 19h, no bairro histórico de Jaraguá.

Os voluntários podem realizar suas doações no Hemoal Trapiche, localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Também é possível doar no Hemoal Farol, que funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h. Já no interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Geraldo Barbosa Lima, no centro de Arapiraca. O funcionamento também vai de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Quem pode ser um doador
O voluntário precisa ter boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é preciso estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site da Sesau clicando aqui

O candidato ainda não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Já quanto aos doadores que desejam realizar novamente o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. A doação de sangue não é permitida para gestantes e lactantes, segundo portaria expedida pelo Ministério da Saúde.

Coletas Externas
Para facilitar o acesso dos doadores que não podem se deslocar até o Hemoal e Hemoar serão realizadas coletas externas. Na terça-feira (18), das 8h às 16h, a coleta itinerante irá ocorrer no Shopping Maceió, no bairro de Mangabeiras. Já na quinta-feira (20), a Unidade Móvel do Hemoal estará na Praça Rayol, no Jaraguá e na sexta-feira (21) a coleta irá ocorrer em Rio Largo, em frente ao Banco do Brasil, no bairro Centro.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade