Cidades

Faixa exclusiva de ônibus passa a vigorar em Maceió

Medida será implantada na Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Inicialmente, as autuações dos condutores será educativa
Por Do G1 AL 17/02/2014 - 08:54

ACESSIBILIDADE

Faixa exclusiva de ônibus passa a vigorar em Maceió

Com uma frota de mais de 267 mil veículos, segundo dados do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran), Maceió implanta, nesta segunda-feira (17), nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, faixas exclusivas de ônibus em uma tentativa de melhorar o fluxo de uma das principais vias da capital alagoana, que enfrenta diariamente congestionamentos devido o excesso de veículos que fazem uso do trecho que liga a parte alta da cidade ao centro.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), a medida tem como objetivo melhorar a mobilidade do transporte coletivo, aumentando a velocidade dos ônibus no corredor marcado pela faixa azul de 12 km para 25 km e, assim, ao longo dos meses, incentivar a população a optar por este serviço de transporte em detrimento do uso do veículo particular.

Segundo a assessoria de comunicação da SMTT, nesta segunda-feira (17), considerando ainda o período de adaptação dos motoristas que circulam pela capital alagoana, as autuações dos condutores dos veículos que trafegarem de forma inadequada na faixa de ônibus receberão apenas autuações educativas, advertência escrita sem aplicação de multa.

Desta forma, na fiscalização da nova conduta a ser incorporada pelos motoristas de Maceió, a SMTT deverá acompanhar o tráfego dos veículos através das câmeras de monitoramento e das cabines de fiscalização implantadas em pontos estratégicos próximo das principais ruas transversais que lançam veículos na Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima.

Já a partir do dia 24 de fevereiro, outra medida, que ainda vem sendo estudada pelos técnicos de trânsito da SMTT, deverá ser adotada para tentar reduzir o trânsito nas duas avenidas. Desta vez, será a proibição da circulação de veículos pesados, acima de 5 toneladas, em horários considerados de pico em Maceió.

Desafio
Assegurar a mobilidade urbana em Maceió é um dos maiores desafio da atual gestão pública. De acordo com os dados do Detran, cerca de 6 mil veículos novos são registrados em Alagoas, sendo que a maior parte deles circulam na capital.

Tanto que, na última década, o número de veículos nas ruas de Maceió mais que dobrou. Se em 2005, Maceió possuía o registro de 99.507 veículos, até o dia 6 de fevereiro deste ano a central de estatística estadual de trânsito contabilizava exatos 267.334 autorizados à circulação pela capital.

Número que não inclui os veículos de proprietários do interior do estado que também fazem viagens frequentes à capital, dificultando ainda mais o trânsito.


Encontrou algum erro? Entre em contato