Alagoas, 16 de setembro de 2021 23º min 28º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
Alagoas

Juiz interdita carceragem da delegacia de União dos Palmares

Determinação deve ser cumprida no prazo de 15 dias. Caso haja descumprimento, estado deve pagar multa de R$ 10 mil por dia

Do G1 AL

12/02/2014 08h08

Juiz interdita carceragem da delegacia de União dos Palmares

O juiz Ygor Vieira de Figueredo, da 17ª Vara Criminal, determinou, nesta terça-feira (11), a interdição da carceragem da Delegacia de União dos Palmares. Segundo o magistrado, devido às péssimas condições de estrutura, o local não tem como manter os 44 presos que estavam custodiados naquela unidade. O prazo para que o Estado cumpra a determinação é de 15 dias e, caso haja o descumprimento, foi fixada uma multa no valor de R$ 10 mil por dia.

“As condições são insalubres e não há como manter mais nenhum preso lá. Mesmo com a transferência dos 55 presos no ano passado, novos chegaram e não foram transferidos. Por isso, quero que a carceragem seja interditada”, afirma o juiz.

O magistrado disse ainda que a situação no local se agravou depois de uma tentativa de fuga no última quarta-feira (5), quando os detentos cavaram um buraco em uma das celas e se preparavam para fugir. “Como as condições são precárias, há sempre tumultos e fugas na delegacia”, reforça.

De acordo com um policial que prefere não se identificar, a carceragem é pequena e pouco ventilada. Segundo ele, essa situação viola os Direitos Humanos dos presos. “Além disso, os policiais que deveriam estar nas ruas, ficam na delegacia para 'olhar' presos”, diz.

O prédio é localizado ao lado do hospital da cidade e da Secretaria de Educação, os fios são expostos e nem sempre o telefone funciona. O local só deveria abrigar 15 pessoas, mas hoje mantém 44 presos.

Solução

O secretário de Estado da Defesa Social, Eduardo Tavares, que assumiu a Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS) recentemente, diz que pretende buscar apoio com instituições privadas para combater a criminalidade e reformar as delegacias de todo o estado.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade