Justiça

Ex-militar acusado de matar o Cabo Gonçalves é absolvido por júri

Jairo foi absolvido por 4 votos a 3 após apreciação dos jurados. Promotoria expôs que vai recorrer da decisão para buscar novo julgamento
Por Do G1 AL 11/02/2014 - 06:39

ACESSIBILIDADE

Ex-militar acusado de matar o Cabo Gonçalves é absolvido por júri

Apontando como um dos homens envolvidos no fuzilamento do Cabo da Polícia Militar deAlagoas, José Gonçalves da Silva Filho, o 'Cabo Gonçalves', crime ocorrido em Maceióno dia 9 de maio de 1996, o ex-soldado da PM, Jaires da Silva Santos, o 'Jairo', foi absolvido pelo júri popular, realizado na noite desta segunda-feira (10), no Fórum do Barro Duro, em Maceió, por 4 a 3.

Na ocasião, a maioria dos jurados consideraram as alegações da defesa, que sustentaram a inocência do réu ao alegar que os relatos que comprometiam Jairo, feitas pelo então ex-Coronel Manoel Francisco Cavalcante, como inverídicas. Diante da decisão, a promotora de Justiça Marília Cerqueira expôs que vai recorrer da decisão, na tentativa de promover um outro julgamento.

Crime
Suspeito de integrar o crime organizado em Alagoas e outros estados, o Cabo Gonçalves, foi morto em maio de 1996 dois anos após fugir de uma cela de segurança máxima da Delegacia de Ordem Política, Social e Econômica (Dopse). Ele foi emboscado e morto em um posto de combustível localizado na Via Expressa, no Tabuleiro do Martins, quando estava no interior de um veículo Opala bege. Na ocasião foi encontrado no veículos diversas armas de grosso calibre.

Segundo os levantamentos feitos pela Polícia Civil na época, o Cabo Gonçalves foi morto com mais de 40 tiros de metralhadora e espingarda calibre 12, disparados de curta distância por um grupo de doze homens, fortemente armados, que fugiram em três veículos – um Tempra branco, um Fiat azul e uma Pampa de cor metálica.


Mantenha-se muito bem informado com as notícias mais importantes do dia de graça direto no Telegram.
Encontrou algum erro? Entre em contato