Política

Governo formaliza troca de gestores da Secretaria de Defesa Social

Decreto foi publicado do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (16). Documento expõe saída de Dário César e nomeação de Eduardo Tavares
Por Do G1 AL 16/01/2014 - 08:58

ACESSIBILIDADE

Governo formaliza troca de gestores da Secretaria de Defesa Social

O governo de Alagoas publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quinta-feira (16), o decreto que formaliza a troca de gestores da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Como anunciado durante entrevista coletiva na segunda-feira (13), o coronel Dário César Barros Cavalcante foi exonerado para nomeação do procurador Eduardo Tavares Mendes.

A saída de Dário César da pasta de Segurança ocorre, segundo o govenador Teotonio Vilela Filho (PSDB), a pedido do próprio gestor, em função das expectativas diante do ano eleitoral. O governador ainda anunciou a troca de outros cinco secretários, que também devem deixar o cargo em função das eleições de 2014.

Em entrevista coletiva à imprensa realizada no Palácio República dos Palmares, na manhã da segunda-feira (13), o governador anunciou mudanças no comando de seis secretarias de Estado. Entre as principais mudanças está a saída de Dário César. Quem assume o cargo é Tavares.

A saída do coronel do comando da Segurança Pública estadual era cobrada por militares há algum tempo. A insatisfação da categoria a respeito da gestão da SEDS ficou acentuada durante os últimos protestos dos militares, que cobravam a mudança na pasta, entre outras reivindicações.

O anúncio antecipa as decisões dos bastidores políticos diante o período eleitoral. Conforme o anúncio do governador, Rogério Teófilo sai da Secretaria de Articulação Política, e o secretário adjunto Fábio Rodrigues assume o cargo. Na Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), quem deixa a posição é o secretário Marcos Fireman para a entrada do atual diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagens, Marcos Vital.

Luiz Otávio Gomes deixa o comando da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) para a secretaria adjunta Poliana Santana. Na Secretaria do Trabalho, Alberto Sexta-feira deixa o cargo que será ocupado pela superintendente Stella Albuquerque. E o secretário de Pesca e Aquicultura, Régis Cavalcante sai para a chegada de Antônio Carlos Cavalcante de Barros.

Ao se pronunciar sobre as mudanças, o governador expôs que o motivo da saída dos secretários é devido ao potencial e interesse destes gestores em disputar as eleições em outubro de 2014.

"A saída dos secretários ocorre por motivos técnicos. O objetivo é que os gestores que se mantenham no cargo estejam totalmente focados na administração pública, com trabalhos em prol da população de Alagoas"' disse ao enfatizar que a transição dos cargos deve ocorrer ao longo dos próximos 8 dias.

Na ocasião, o governador voltou a afirmar que não disputará as eleições de 2014, mas que participará ativamente do processo com seu grupo político.


Encontrou algum erro? Entre em contato