Alagoas

Achados da época do Brasil Colônia provocam 'caça ao tesouro' em Alagoas

Moradores acharam moedas históricas em botijas enterradas no município. Iphan alerta que moedas pertencem à União e não podem ser vendidas
Por Do G1 AL, com informações do Bom Dia Brasil 26/12/2013 - 10:01

ACESSIBILIDADE

Achados da época do Brasil Colônia provocam 'caça ao tesouro' em Alagoas

Moedas da época do Brasil Colônia foram encontradas por moradores da cidade deJaparatinga, cidade turística no Litoral Norte de Alagoas, a 115 km de Maceió. A notícia dos achados históricos provocou uma espécie de corrida do ouro entre os moradores da região.

As escavações progridem em ritmo acelerado e sem nenhum controle dos órgãos responsáveis. “Vendi por R$ 1 mil. Eu tenho uma no valor de R$ 2,5 mil”, diz uma moradora da região. A moeda é da época do Brasil Colônia, 1808. A região foi colonizada principalmente por holandeses.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as moedas pertencem à União. Não podem ser vendidas, o que é crime, mas os moradores parecem não se preocupar. As escavações em busca de ouro ou prata estão tão avançadas que nem a rede de água foi poupada. A procura deixou rastros pelas ruas da cidade.

Crianças, idosos, todos decidiram passar o Natal em busca da fortuna enterrada e a disputa entre eles é grande. "Ela [filha] achou uma pratazinha, aí a menina chamada 'Nega" tomou", reclama uma das moradoras que também está empenhada na "busca ao tesouro".

Na mesma região, ainda no Litoral Norte do estado, foram encontradas moedas em 2004 que estavam em uma botija na cidade de Maragogi, outro destino turístico bastante procurado emAlagoas.

O Iphan informou que vai mandar um arqueólogo avaliar o terreno em Japaratinga. Enquanto isso, os candidatos à fortuna escondida continuam a procura por essas raras moedas que deveriam ser levadas para museus.


Encontrou algum erro? Entre em contato