Maceió

Polícia cumpre reintegração de posse na Avenida Márcio Canuto

Terreno havia sido ocupado no último dia 15 de agosto. Famílias sem-teto começaram a retirar os pertences dos barracos
Por Do G1 AL 17/12/2013 - 09:41

ACESSIBILIDADE

Polícia cumpre reintegração de posse na Avenida Márcio Canuto

A Polícia Militar cumpre, na manhã desta terça-feira (17), a reintegração de posse de um terreno na Avenida Márcio Canuto, no bairro do Barro Duro, em Maceió. A medida acontece em cumprimento a um mandado expedido pela Vara Agrária e, as famílias de integrantes dos movimentos sociais Via do Trabalho (MVT) e Luta pela Terra (MLT), já começaram a retirar seus pertences do local.

O prazo para a reintegração de posse terminou no dia 28 do mês passado, mas as famílias se recusavam a deixar a área de uma construtora, que ocupam desde o dia 15 de agosto. O magistrado que assinou a ordem de reintegração de posse, juiz Marcelo Tadel Lemos de Oliveira, da 4º Vara Civil da Capital, disse que eles deveriam ter deixado o local em setembro, mas um novo prazo foi estipulado, e este também já venceu.

O representante do MVT, Marcos Antônio da Silva, o Marrom, disse que cerca de 70 famílias deverão deixar a área. Ele disse que a polícia informou que os pertences das pessoa podem ser levados para um depósito. “Não podemos deixar que os pertences sejam colocadas em um depósito se as famílias não têm para onde ir”, reclamou.

O Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar informou que a reintegração de posse está sendo realizada de forma pacífica.

Ocupações
As famílias haviam ocupado um terreno particular no Conjunto Jardim Petrópolis em maio deste ano. A ordem de reintegração de posse foi expedida pela Justiça no dia 3 de julho, o que gerou protestos com bloqueio de avenidas em pontos de Maceió. No dia 17 do mesmo mês, elas deixaram o local após uma ação da PM.

Os sem-teto saíram do Jardim Petrópolis e montaram acampamento no Edifício dos Palmares, prédio pertencente ao Ministério da Saúde que fica localizado na Praça dos Palmares, no centro de Maceió. Eles deixaram o prédio após ordem judicial ocuparam um terreno no bairro da Serraria, às margens da Avenida Pierre Chalita. Depois de sair dessa área, eles seguiram para a Avenida Márcio Canuto.


Encontrou algum erro? Entre em contato