Alagoas

Prazo para registrar vacinação contra aftosa termina nesta segunda em Alagoas

Produtores do estado precisam lançar dados no Sidagro. Até a semana passada, 75% dos criadores haviam feito declaração
Por Do G1 AL 16/12/2013 - 10:00

ACESSIBILIDADE

Prazo para registrar vacinação contra aftosa termina nesta segunda em Alagoas

O produtor alagoano tem até esta segunda-feira (16) para fazer a declaração da vacinação contra a febre aftosa nos escritórios do órgão de defesa agropecuária. O diretor Técnico da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária deAlagoas (Adeal), Ironaldo Monteiro, informou que, até a última quinta-feira (12), cerca de 75% dos criadores alagoanos já haviam feito o procedimento.

Para declarar a vacinação contra a febre aftosa, pecuaristas precisam lançar os dados no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro). “O prazo oficial para declaração iria se expirar no próximo dia 15. Mas, como foi um domingo, o criador pode fazer a declaração nesta segunda-feira, sem qualquer penalidade”, afirmou Monteiro.

De acordo com levantamento realizado pela Adeal junto às lojas credenciadas pelo órgão de defesa agropecuária, foram vendidas 1,3 milhão de doses de vacinas antiaftosa. “Esse número foi maior que o registrado na primeira etapa da campanha de vacinação realizada em julho passado”, reforço Monteiro.

“A nossa expectativa é atingir, no mínimo, o mesmo índice da campanha passada, quando conquistamos uma cobertura vacinal de 95% do rebanho. Mas, até a próxima segunda-feira, esperamos que 100% dos criadores façam a declaração”, declarou o diretor, lembrando que mais de 80% dos produtores já fizeram a declaração, contudo os dados ainda não foram inseridos no Sidagro.

Com o fim do prazo para a declaração, a Adeal estima que o resultado final da segunda etapa da campanha de vacinação, realizada de 1º a 30 de novembro, seja divulgado ainda na primeira quinzena de janeiro.


Encontrou algum erro? Entre em contato