Alagoas

Sem-terras ocupam novo shopping de Maceió

Grupo saiu da Eletrobras e ocupou estacionamento do empreendimento. Trabalhadores rurais querem reunião com governo de AL e federal
Por Do G1 AL 07/11/2013 - 10:49

ACESSIBILIDADE

Sem-terras ocupam novo shopping de Maceió

O recém-inaugurado Parque Shopping Maceió, localizado no bairro de Cruz das Almas, é o novo alvo de ocupação do grupo de sem-terra que marcham desde o início da semana, em prol da reforma agrária, através da desapropriação das áreas onde as famílias estão acampadas no estado. O grupo saiu da sede da Eletrobras e chegou ao shopping por volta das 9h desta quinta-feira (7).

O grupo não chegou a entrar no shopping, mas ocupa toda a parte do estacionamento e área verde do local. De acordo com a assessoria de comunicação do Movimento Sem-Terra (MST), a ocupação é uma forma de chamar a atenção das autoridades para o investimento no empreendimento e o descaso com a reforma agrária no estado.

A Polícia Militar está no local acompanhando a movimentação. A assessoria informou que os trabalhadores rurais só vão sair do shopping quando conseguirem uma reunião com representantes do governo de Alagoas e do governo federal.

O Parque Shopping Maceió foi inaugurado para imprensa e convidados na noite da quarta-feira (6). A superintendência do shopping afirmou que o local será aberto às 11h, mas não permitirá a entrada de armas.

Marcha
Após marcharem de Rio Largo até Maceió e ocuparem o prédio da Eletrobras, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió, integrantes dos movimentos rurais em Alagoas saem em caminhada em direção ao centro da cidade. Eles seguem pela Avenida Rotary em direção ao bairro do Barro Duro. O trânsito na região está congestionado.

Cerca de dois mil trabalhadores rurais ligados aos movimentos de Libertação dos Sem Terra (MLST), dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de Luta Pela Terra (MLT), e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), marcham pelo estado cobrando imediata desapropriação das áreas onde atualmente famílias acampadas vivem sob forte ameaça de despejo.

Na manhã da terça-feira (5), o grupo marchou de Messias até Rio Largo, onde parou para almoçar, na sede do curso de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Integrantes dos movimentos destruíram amostras de materiais genéticos de cana-de-açúcar e estufas de vidro do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Rio Largo.

Na quarta-feira (6), eles ocuparam o prédio da Eletrobras, no bairro do Farol.


Encontrou algum erro? Entre em contato