Alagoas

Novo secretário da Paz diz que vai instituir ouvidoria na UIM

Carlos Luna disse que denúncias de tortura devem ser investigadas. Ele informou que relatório será entregue nesta quarta-feira (30)
Por Do G1 AL, com informações da TV Gazeta 28/10/2013 - 08:27

ACESSIBILIDADE

Novo secretário da Paz diz que vai instituir ouvidoria na UIM

Depois de constantes motins e fugas nas unidades do Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas) de Alagoas, a Secretaria de Promoção da Paz (Sepaz) mudou de secretário. Quem assumiu foi o coronel Carlos Alberto Luna. Em entrevista ao Bom dia Alagoas nesta segunda-feira (28), ele falou sobre a necessidade de mudanças e disse que irá instituir uma ouvidoria.

Luna disse que o relatório da comissão criada para avaliar a situação do Neas será entregue na quarta-feira (30). Ele adiantou que, dentre os pontos que foram levantados pela comissão está a necessidade de reestruturação das unidades, adequação dos espaços físicos e capacitação das pessoas que cuidam dos adolescentes.

Sobre as denúncias de torturas que foram feitas por familiares de menores infratores, o novo secretário disse que elas já estão sendo investigadas. “Existe existe um inquérito policial que está sendo acompanhado pela Polícia Civil”, disse.

O coronel informou que irá instituir uma ouvidoria para acompanhar não só os adolescentes e familiares, mas os servidores da instituição. “Se houver tortura ou maus tratos, essas pessoas vão responder criminalmente”, ressaltou.

O relatório, segundo Luna, vai apontar a necessidade de adequações de espaços físicos, reformas e construção de novas unidades. “É preciso observar os erros cometidos e partir para um outro direcionamento. Sabemos que o quadro de servidores mais especializado é limitado e vamos apresentar isso ao governo do estado. Precisamos urgentemente ter esse profissional para reduzir a ociosidade dos menores”, destacou.


Encontrou algum erro? Entre em contato