Política

Secretário da Paz de Alagoas deixa cargo após diversos motins na UIM

Aderico pediu exonação após problemas nas unidades de internação. Anúncio foi feito pelo governador Teotonio Vilela através do Facebook
Por Do G1 AL 23/10/2013 - 08:26

ACESSIBILIDADE

Secretário da Paz de Alagoas deixa cargo após diversos motins na UIM

O secretário de Promoção da Paz de Alagoas, Jardel Aderico, entregou o cargo ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), na tarde desta terça-feira (22). A informação foi divulgada pelo governador em sua página pessoal do Facebook.

Na ocasião, Teotonio Vilela Filho expôs que acatou o pedido de exoneração do secretário Jardel Aderico e que assume a função, interinamente, o atual superintendente da SEDS, Carlos Alberto Luna.

Jardel Aderico deixa o cargo em meio a crise estabelecida na Unidade de Internação de Masculina (UIM), que vem registrando constantes motins e fugas nas últimas semanas.

Pressão
Em setembro, o juiz Ney Costa Alcântara, do 1º Juizado Especial Cível e Criminal da Capital, expediu um mandado de prisão contra o então secretário de Estado da Promoção da Paz de Alagoas (Sepaz), Jardel Aderico, por desobediência e usurpação da função pública.

À época, o comunicado do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) expôs que a solicitação deveria ser cumprida caso o gestor voltasse a interferir em questões que não o competia dentro do sistema da Unidade de Internação Masculina, a exemplo de impedir a entrada de novos internos nas unidades.

No entanto, o mandado de prisão foi temporariamente suspenso porque o secretário se retratou ao magistrado, mostrando-se favorável às determinações. Porém, "em caso de descumprimento das determinações do juizado, o magistrado pode, então, determinar a reclusão do secretário da Paz", expôs o documento.

De acordo com o magistrado Ney Alcântara, o secretário havia sido notificado sobre a irregularidade de sua ação, mas mandou ao juizado ofício recusando-se a segui-las. Com o decreto de prisão em flagrante, o secretário se dirigiu ao Fórum da Capital, acompanhado do secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, e se retratou ao magistrado, evitando a detenção.

Motins
Foram pelo menos cinco motins em menos de dois meses na unidade de internação provisória, pertencente ao Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas). Após a última confusão, na manhã de segunda-feira (21), várias celas foram depredadas pelos adolescentes.

Alguns reparos começaram a ser feitos nesta terça, mas os sinais de destruição estão por toda a parte. As portas de ferro estão danificadas, paredes quebradas e outras queimadas. O telhado do refeitório ficou completamente destruído. Na revista de celas, os agentes encontraram espetos caseiros e drogas, segundo a direção do Neas.

A Secretaria Estadual de Promoção da Paz (Sepaz) informou que a transferência dos menores ainda não ocorreu porque, apesar dos esforços, não foram encontrados espaços físicos adequados ao que estipula a ordem judicial e que isso já foi informado ao promotor.


Encontrou algum erro? Entre em contato