Alagoas

Hemocentros realizam coleta de sangue em Maceió e Arapiraca

Ações vão ocorrer simultaneamente nesta terça-feira (8). Voluntários podem efetuar a doação de sangue nos dois municípios
Por Do G1 AL 08/10/2013 - 08:24

ACESSIBILIDADE

Hemocentros realizam coleta de sangue em Maceió e Arapiraca

Com o objetivo de aumentas os estoques de suas unidades, os Hemocentros de Alagoas(Hemoal) e o Regional de Arapiraca (Hemoar) realizam coletas de sangue nesta terça-feira (8). As ações vão ocorrer simultaneamente no Colégio Santa Rosa, no bairro da Pajuçara, em Maceió, e na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, de 8h às 16h.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), seria necessário que 3% dos alagoanos, com idades entre 16 e 67 anos, fossem doadores frequentes, mas este percentual não chega aos 2%. “Por isso é necessário intensificarmos as coletas de sangue e levarmos nossas unidades móveis para perto da população alagoana”, ressalta a gerente do Hemoar, Ana Margarida Dantas.

De acordo com ela, para se candidatar à doação de sangue é necessário portar um documento de identificação com foto e estar em perfeito estado de saúde, possuir no mínimo 16 anos e peso igual ou superior a 50 kg.

Estarão impossibilitados de doar, àqueles que não preencham esses pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite. O candidato à doação deve estar bem alimentado e, no caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

É necessário também dispor de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal. Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado.

As doações também podem ser realizadas nos postos fixos, localizados em Maceió, no Hemoal Trapiche, que está situado na Rua Dr. Jorge de Lima, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além dos sábados, das 8h às 12h, e no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, onde o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30h às 11h.

No caso dos voluntários do interior, as doações podem ser realizadas na sede do Hemoar. O órgão, que está localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.


Encontrou algum erro? Entre em contato