Alagoas

Obras da reforma do Parque Zumbi dos Palmares estão atrasadas

Iphan garante que festejos do dia da Consciência Negra estão mantidos. Responsável pela obra garante que faltam apenas 5% dos serviços
Por Do G1 AL, com informações da TV Gazeta 03/10/2013 - 09:09

ACESSIBILIDADE


A placa indica o caminho para a Serra da Barriga, que todos os anos, sempre em 20 de novembro, recebe milhares de visitantes para celebrar o dia da Consciência Negra. Falta pouco mais de um mês para a festa e as obras de reforma do Parque Memorial Zumbi dos Palmares continuam paradas.

A placa na subida está toda desgastada, as fiações permanecem expostas e as informações escritas ao longo do parque apagaram com o tempo. Pessoas trabalhando por aqui, só mesmo da limpeza. Os serviços começaram em janeiro deste ano e foram interrompidos no mês de abril. Mirantes, palhoças e banheiros foram recuperados.

A conclusão da obra já está atrasada há três meses. A previsão era para o mês de junho e, segundo a construtora responsável, faltam apenas 5% dos serviços para o término da reforma. Por se tratar de uma área tombada, a presença de um arqueólogo é fundamental.

Nos últimos serviços da obra precisam de escavação: a construção de dois reservatórios de água, a troca da cerca de bambu que contorna todo o parque e a instalação de um projeto contra incêndio. Segundo o dono da construtora, o problema é que o corpo de bombeiros ainda não deu resposta sobre o projeto e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (Iphan) tem apenas um arqueólogo para dar conta de todo o estado. Por isso, teve que contratar um profissional de fora, mas a autorização para o especialista trabalhar também não saiu.

“Estamos sem poder executar as obras porque não sei se o Corpo de Bombeiros vai aprovar conforme definimos", afirma Denys Moura, dono da construtora.

Com o projeto contra incêndio e a contratação de um arqueólogo, a obra passou de R$ 530 mil para R$ 611 mil. A fiscal do Iphan, Joelma Farias, garante que os recursos adicionais já estão aprovados, mas ainda não foram enviados. Sobre o atraso da obra, ela disse que o prazo foi estendido até janeiro, mas acredita que o término da reforma aconteça ainda este ano.

“A portaria para o novo arqueólogo deve sair nos próximos dias. Mas, mesmo assim, a festa do dia da Consciência Negra está garantida no estado”, afirma Joelma.

A assesoria do Corpo de Bombeiros afirmou que o projeto contra incêncio foi aprovado no ano passado. Depois que a obra for concluída, será feita uma nova vistoria.


Encontrou algum erro? Entre em contato