Alagoas

Alagoas ocupa o 3º lugar no ranking de assassinato de mulheres

Pesquisa revela que, a cada 100 mil, nove mulheres são mortas no estado. Estudo indica que 40% dos crimes foram cometidos pelos companheiros
Por Do G1 AL, com informações da TV Gazeta 26/09/2013 - 09:22

ACESSIBILIDADE

Alagoas ocupa o 3º lugar no ranking de assassinato de mulheres

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que, para cada grupo de 100 mil mulheres em Alagoas, quase nove são assassinadas. O estado ocupa o 3º lugar no ranking de femicídios praticados no país. De acordo com o estudo, 40% dos crimes foram cometidos pelos companheiros.

Uma jovem de 19 anos, que preferiu não se identificar, relata que durante o casamento de quatro anos foi agredida duas vezes. Quando decidiu se separar, ela diz ter sido ameaça pelo ex-marido. “Eu falava para ele que não queria, que não dava mais, e ele ameaçava matar o nosso filho na minha frente, me matar e se matar depois”, conta.

De acordo com a Polícia Civil, só este ano foram abertos mais de 1.200 inquéritos de crimes contra mulheres. A maioria dos casos são de agressão e ameaça. Segundo a delegada da Mulher Tereza Ramos de Albuquerque, houve um aumento no número de denúncias.

“[A diminuição dos crimes ocorreu] pelo número de campanhas que têm sido feitas no combate à violência contra a mulher e pelo apoio que elas têm recebido ao chegar em uma delegacia”, revela.

Ainda segundo a delegada, as medidas protetivas, que garantem a segurança das vítimas, são um estímulo para que as mulheres denunciem os agressores.  “O Juizado da Violência Doméstica não tem sido complacente com os agressores. Este é um dos motivos que incentivam a mulher a denunciar a violência”, afirma.

Os dois estados que estão à frente de Alagoas nessa pesquisa é o Espírito Santo, que lidera a estatística, seguido da Bahia.

 


Encontrou algum erro? Entre em contato