Educação

Cai número de matriculados na rede estadual de Alagoas

Dados preliminares do Censo Escolar foram divulgados na segunda (23). Levantamento mostra que número de matrículas caiu 17,2% em três anos
Por Do G1 AL 25/09/2013 - 10:08

ACESSIBILIDADE

Cai número de matriculados na rede estadual de Alagoas

O número de alunos matriculados na rede estadual de ensino de Alagoas caiu, de acordo com o Censo Escolar, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (23). Segundo o levantamento, em 2013 a rede estadual matriculou 207.106 estudantes, enquanto no ano passado esse número chegou a 225.593. Já em 2011, 250.079 matrículas foram registradas. O estudo indica que em três anos houve uma queda 17,2% no número de matriculados, ou seja, foram feitas 42.973 matrículas a menos.

Para a Secretaria Estadual de Educação (SEE), a queda já era esperada, uma vez que o estado tem feito cada vez menos matrículas de alunos do ensino fundamental. Conforme explicou a assessoria de comunicação do órgão à reportagem do G1, a tendência nacional é que o município fique responsável pela educação fundamental e a rede estadual apenas com o ensino médio, o que tem sido posto em prática aos poucos.

Essa recomendação do MEC ainda não está sendo seguida completamente em Alagoas porque alguns municípios não possuem estrutura para ofertar a educação fundamental e o estado é requisitado para suprir a carência. Os gestores escolares têm o prazo de 30 dias para conferir os dados preliminares do censo estudantil e fazer retificações, caso seja necessário.

Superação
Apesar da queda justificada pela SEE, alguns outros fatores têm sua parcela de contribuição na diminuição do número de alunos em sala de aula. A condição social é um dos principais, onde a necessidade de 'ganhar a vida' acaba superando o sonho da formação escolar. Mas, como em toda  regra há exceção, é possível encontrar pessoas que, mesmo diante de dificuldades, se mantêm firmes no propósito de conseguir a tão esperada conclusão dos estudos.

É o caso de José Paulo Francisco da Silva. O jovem de 19 anos mora só e cursa o 3º ano do ensino médio em uma das escolas do maior complexo educacional de Maceió, o CEPA. O estudante diz que sonha em seguir a carreira musical, mas, até lá, ele tem um longo caminho a percorrer dia a dia. José Paulo trabalha como vendedor ambulante. Todos os dias ele acorda às 4h30 e sai do bairro do Bom Parto, onde mora, em direção aos bairros da Ponta Grossa, Prado e Trapiche para vender frutas.

“Eu ando demais todos os dias. Quando chega 14h30 é que eu paro para almoçar. Depois sigo para casa para descansar até a hora de ir à escola. É pouco tempo de descanso, mas para conseguir as coisas nessa vida a gente tem que batalhar”, diz ele.

As dificuldades em nenhum momento se apresentam como obstáculo para o estudante. “Eu sonho em fazer aula de canto, aprender instrumentos musicais, principalmente violão. Consegui chegar ao final do ensino médio e, se Deus quiser, com muito esforço eu vou conseguir chegar onde quero”, finaliza José Paulo.


Encontrou algum erro? Entre em contato