Cultura

Coletivo Ponto Br apresenta o show Na Eira em Maceió

O show “Na Eira” é fruto da imersão do grupo em ensaios e encontros registrados ao vivo, que resultaram em CD homônimo
Por Assessoria 20/09/2013 - 09:40

ACESSIBILIDADE


Selecionado pelo Edital 2012 do Programa Natura Musical, o coletivo é composto de mestres da cultura tradicional e músicos contemporâneos. Vencedor do Prêmio da Música Brasileira como melhor grupo na categoria regional, o Ponto Br percorrerá nove capitais brasileiras, aproximando os ritmos tradicionais da população urbana, em shows e oficinas de maracatu, caixa do divino, bumba boi e rabeca. Em Maceió, o show acontece dia 22 de setembro, às 19h, no Teatro Deodoro, grátis.

O Brasil que o Brasil urbano desconhece. Atravessando séculos, a cultura popular tradicional brasileira é reconhecidamente uma das mais férteis e diversas do mundo. Cirandas, cocos, maracatus, bumba bois, rojões e batuques costumam ficar restritos a seus próprios círculos. Numa proposta pioneira e agregadora, o coletivo Ponto Br aproxima esses mundos apresentando o show “Na Eira”, que percorre nove capitais brasileiras, entre 21 de setembro e 27 de outubro de 2013. Acompanhando os espetáculos, mestres e músicos ministram oficinas de maracatu, bumba boi, caixa do divino e rabeca. A turnê é patrocinada pelo programa Natura Musical.

O show “Na Eira” é fruto da imersão do grupo em ensaios e encontros registrados ao vivo, que resultaram em CD homônimo. Depois de uma longa convivência com as comunidades e mestres, guardiões dessa cultura, originaram-se registros e documentários dessas manifestações. O repertório composto de cocos, cirandas, carimbós, bumba bois e tambor de mina, entre outros gêneros, explora a possibilidade desses diálogos com o uso de bases pré-gravadas e recursos cênicos de dança. “Muitos desses ritmos estão no inconsciente coletivo, ecoam na música urbana, o projeto oferece uma real oportunidade para a população de grandes centros ter contato vivo e direto com esses mestres e suas manifestações”, afirma Renata Amaral, coordenadora do projeto. “O Natura Musical reconheceu no coletivo Ponto BR uma oportunidade para difundir a música de raiz brasileira que tem origem na tradição da cultura popular, mas que influencia toda a produção contemporânea”, afirma Karen Cavalcanti, gerente de Marketing Institucional da Natura.

O grupo é formado por alguns dos principais mestres da cultura popular tradicional em diálogo com músicos contemporâneos radicados em São Paulo, mas de várias partes do país. Estão lá Mestre Humberto de Maracanã, do Bumba Boi de Maracanã, do Maranhão, Mestre Walter França, do Maracatu Estrela Brilhante, do Recife e Mestra Zezé Menezes, caixeira do Divino, da Casa Fanti-Ashanti, também do Maranhão. Já os músicos radicados em São Paulo são o pernambucano Eder “O” Rocha, a paulistana Renata Amaral, o suíço Thomas Rohrer e o maranhense Henrique Menezes. Todos eles, além de grandes pesquisadores da cultura popular, são também bastante atuantes na cena contemporânea por meio de trabalhos com os grupos A Barca, Mestre Ambrósio, Nação Zumbi, e artistas como Zeca Baleiro, Ivaldo Bertazzo e Zélia Duncan, entre outros.
Ponto Br.

Formado em 2002 a convite do Festival Wemilere, em Guanabacoa, Cuba, o projeto Ponto Brapresentou-se em diversos espaços e festivais em São Paulo, representou o Brasil no Golden Karagöz Folk Dance Festival, na Turquia, além de circular por diversas cidades do interior paulista, depois de selecionado pelo ProAc/SP. Mais tarde, em 2010, também foi contemplado pela seleção do Programa Petrobras Cultural, lançando o CD Na Eira e circulando por seis estados brasileiros. O grupo também realiza oficinas de gêneros populares, como bumba boi, caixa do divino, jongo, maracatu nação e rabeca, com propostas de musicalização e arte educação.

 Mais informações sobre o coletivo: http://www.ponto.mus.br/new/ 

 

Sobre o Programa Natura Musical

O Natura Musical é o programa da Natura de apoio à música brasileira, que atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em Minas Gerais, Bahia e no Pará; e os Festivais Natura Musical. Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 200 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 18 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e quase 800 mil pessoas beneficiadas. Saiba mais no portalwww.naturamusical.com.br ou nas redes sociais do programa no Facebook, Twitter e Youtube.
 
Serviço do show
 
Participação especial – Seu Nelson da Rabeca e Dona Benedita
 
Data: 22 de setembro – domingo, às 19h Local: Teatro Deodoro - Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro
Ingressos: Grátis Informações: (82) 3315-5656/ 5665Capacidade: 690 lugares.Classificação: Livre para todos os públicos 
 
Serviço das oficinas
 
Data: 23 de setembro – segunda-feira Local: Teatro de Arena e pátio externo - Praça Marechal Deodoro, s/n – CentroInscrições: gratuítas pelo e-mail [email protected]ção: quem tiver, levar instrumentos correspondentes

Das 15h às 17h: oficina de Caixa do Divino, com Mestra Zezé Menezes e Renata Amaral (Teatro de Arena)

Das 18h às 21h: oficina de Maracatu, com Mestre Walter França e Eder “O” Rocha (pátio externo do Teatro de Arena)
 

 
Assessoria de imprensa Ponto Br
Nota Musical Comunicação

Tel.: (11) 3675-1929 / 9.8398-3887
Sérgio Fogaça: [email protected]


Encontrou algum erro? Entre em contato