Alagoas

Funcionários dos Correios de Alagoas aderem à greve nacional

Paralisação das atividades não tem prazo para terminar. Entre as reivindicações, classe pede reajuste salarial de 15%
Por Do G1 AL 18/09/2013 - 09:20

ACESSIBILIDADE

Funcionários dos Correios de Alagoas aderem à greve nacional

Em assembleia realizada na noite desta terça-feira (17), os funcionários dos Correios de Alagoas decidiram entrar em greve por tempo indeterminado em todo o estado a partir desta quarta-feira (18). Entre as reivindicações da classe estão reajuste salarial de 15%, manutenção do plano de saúde atual, bem como melhores condições de trabalho, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas (Sintect-AL), Altannes Holanda.

“O acordo coletivo tem que melhorar as condições de trabalho dos funcionários e não prejudicar, como a empresa está querendo fazer. O nosso plano de saúde é a nossa maior bandeira de reivindicação. A empresa quer mudar o atual e implantar um outro que eles poderão manipular e mudar os termos a qualquer momento, sem aval da classe. Não podemos admitir isso”, defende Holanda.

Ainda de acordo com o presidente do sindicato, existe um concurso em aberto e a empresa não contrata as pessoas que estão no cadastro de reservas. “Lutamos contra isso também, porque, enquanto existem pessoas aguardando ser chamadas, a empresa realiza contratações fora do concurso”, acrescenta ele.

Holanda contou que a empresa ofereceu um reajuste de 8% mais a mudança do plano, mas essa proposta não foi aceita. Cerca de 90% do quando de funcionários que realizam atividades operacionais, como entrega de encomendas, aderiram à greve.

“Com relação ao mínimo legal de 30% de funcionários que devem continuar em atividade, entendemos que essa exigência se refere ao total de efetivos da empresa. Como o setor administrativo, que representa cerca de 50% dos funcionários, não aderem à greve, esse percentual está respeitado”, explicou o presidente do Sintect-AL.


Encontrou algum erro? Entre em contato