Alagoas

Projeto para revitalizar Papódromo de Maceió aguarda parecer da União

Representante da União diz que não recebeu cópia do projeto. Estrutura construída para visita do papa está abandonada há 22 anos
Por Do G1 AL, com informações da TV Gazeta 28/08/2013 - 11:02

ACESSIBILIDADE


Um projeto elaborado através de uma parceria entre Governo do Estado e a Arquidiocese de Maceió pretende revitalizar o Papódromo, localizado no bairro do Vergel do Lago, na capital alagoana, mas a concessão da área ainda está sendo discutida com o patrimônio da União.

O local está abandonado há 22 anos. Quem passa percebe que a estrutura está depredada. O que antes chamava atenção pela imponência da arquitetura, hoje se destaca pela falta de conservação. A área do Papódromo se transformou em local para criação de animais, depósito de lixo e até lavagem de roupa.

O Papódromo foi construído em 1991 para a visita do papa João Paulo II. A obra custou R$ 27 milhões. Segundo a Superintendência do Patrimônio da União, em 2009, esta área, que tem 13 mil m², foi cedida ao governo que, na época, apresentou um projeto para construção de um Centro da Mulher, mas quatro anos se passaram e nada foi feito.

O secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Álvaro Machado, explica que a enchente de 2010 atrapalhou o andamento do projeto, mas disse que ele já está pronto e foi encaminhado na última sexta-feira (23) para aprovação da Arquidiocese de Maceió.

Os custos ainda não foram calculados mas, segundo o secretário, o projeto prevê a revitalização do Papódromo, reconstrução dos bancos e construção de dois prédios, onde devem funcionar um centro social e um cultural para atender a comunidade.

“Nós vamos fazer um trabalho de parceria com o governo de Alagoas e também com a arquidiocese para conseguir recursos para a realização das obras. A ideia é fazer um centro para atender a comunidade. Depois de pronto, o local  será cedido e administrado pela arquidiocese para continuar em uso”, diz Machado.

O arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, disse que aprovou o projeto. “Estamos esperando apenas que a união autorize a concessão da área para a arquidiocese”.

Já o superintendente regional do Patrimônio da União, Cláudio Luiz Beirão, disse que ainda não recebeu uma cópia do projeto e, por isso, não decidiu se a área do Papódromo será cedida ao município, à arquidiocese ou se permanecerá sob concessão do Estado.

A assessoria da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) informou que o município chegou a solicitar o espaço à União para a construção de um terminal de ônibus, mas depois da intervenção da Igreja Católica, que já tem o projeto para o local, resolveram recuar o pedido.


Encontrou algum erro? Entre em contato