Política

MP abre inquérito para investigar ex-prefeita de Matriz de Camaragibe

Doda Cavalcante é investigada por improbidade administrativa. Atual prefeito diz ter encontrado cofre da prefeitura vazio
Por Do G1 AL 23/08/2013 - 11:25

ACESSIBILIDADE


O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou inquérito civil público para investigar possíveis atos de improbidade administrativa cometidos pela ex-prefeita de Matriz de Camaragibe, Josedalva dos Santos Cavalcante (PMDB), conhecida como Doda Cavalcante, durante sua gestão. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (23).

De acordo com a publicação, o atual gestor informou que, ao assumir o comando do Executivo Municipal, encontrou os cofres da prefeitura vazios, fazendo com que os servidores não recebessem o pagamento relativo ao mês de dezembro de 2012.

Ainda segundo a publicação, o atual prefeito do município, Marcos Paulo do Nascimento (PSD), alega que também não recebeu a documentação necessária para dar continuidade à execução orçamentária, solicitada durante o processo de transição dos gestores.

O inquérito instaurado pelo MPE contra a ex-prefeita investigará essas denúncias que, de acordo com a portaria publicada no DOE, configuram crime de improbidade administrativa e os crimes, em tese, de peculato, extravio ou sonegação de documentos públicos e emprego irregular de verbas públicas.

O juiz titular da comarca de Matriz do Camaragibe irá solicitar à Câmara daquele município cópias das prestações de contas efetuadas pela ex-prefeita durante seu mandato, e do regimento interno da Câmara, contendo a lei orgânica municipal atualizada. Além disso, também serão requeridos os extratos bancários de todas as contas municipais referentes aos meses de novembro e dezembro de 2012, e uma auditoria contábil e financeira das contas da prefeitura do daquele ano. Resultados de auditorias realizadas pelo atual prefeito também farão parte do processo.


Encontrou algum erro? Entre em contato