Alagoas

Promotor cobra explicação sobre abastecimento irregular de carro-pipa em Porto Real do Colégio

A Secretaria Municipal de Gestão de Viação e Obras de Porto Real do Colégio afirmou, em conversa com o promotor, que apenas um carro-pipa abastece os povoados, mas Martins solicita que essa informação seja feita de modo formal, por ofício
Por MP/AL 19/08/2013 - 09:56

ACESSIBILIDADE

Promotor cobra explicação sobre abastecimento irregular de carro-pipa em Porto Real do Colégio

O promotor Max Martins, titular da Promotoria de Justiça de Porto Real do Colégio, registrou o momento em que um motorista de carro-pipa da Prefeitura Municipal abastece o veículo com água do Rio São Francisco, imprópria para consumo humano. O motorista afirmou que a água adquirida seria distribuída para dois povoados do município sem passar por qualquer tratamento com o aval da Prefeitura. Após gravar a ação, Martins pediu que o carro-pipa devolvesse a água para o rio.

A Secretaria Municipal de Gestão de Viação e Obras de Porto Real do Colégio afirmou, em conversa com o promotor, que apenas um carro-pipa abastece os povoados, mas Martins solicita que essa informação seja feita de modo formal, por ofício. A Prefeitura também disse que o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) do município só atende à cidade, já que a Casal não disponibiliza serviços na região. Por essa razão, a Prefeitura precisa de um carro-pipa para abastecer os povoados mais distantes.

“A iniciativa da Prefeitura é louvável, mas ela precisa ser feita com responsabilidade. Não dá para repassar água imprópria para consumo humano sem qualquer cuidado com o tratamento. Vamos investigar a responsabilidade dos gestores públicos e adotar as medidas necessárias para resolver a situação”, disse o promotor.

Max Martins já notificou a Secretaria Municipal de Saúde para que ela participe de uma audiência na terça-feira (20) junto à Promotoria de Justiça de Porto Real do Colégio. Por meio de ofício, o promotor também pediu informações à Vigilância Sanitária Ambiental sobre as medidas de combate ao surto de diarreia no município.

Na quinta-feira passada, o promotor instaurou um inquérito civil público para apurar se o governo do Estado está distribuindo a água corretamente, em municípios do interior, por meio de carros-pipa.


Encontrou algum erro? Entre em contato