CALAMIDADE

Ministério suspende Operação Pipa, que abastecia comunidades afetadas pela seca em Alagoas

Por Tamara Albuquerque com AMA 01/03/2021 - 14:18
Atualização: 02/03/2021 - 08:18

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Operação Pipa é suspensa no momento em que seca se agrava em Alagoas
Operação Pipa é suspensa no momento em que seca se agrava em Alagoas

Alagoas registra maior severidade nas áreas de seca e 42 municípios estão em situação de calamidade por causa do fenômeno climático. Mesmo assim, o governo federal decidiu suspender a Operação Pipa no estado, coordenada pelo Exército, e que é a única fonte para comunidades terem acesso à água potável para consumo humano e animal.

O anúncio da suspensão da operação foi passado ao estado pelo próprio Exército. Em Alagoas, a iniciativa atende a 137 mil pessoas que moram em 600 localidades da zona rural de 42 municípios do Sertão e Semiárido. O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, pediu o retorno imediato da Operação.

Este final de semana o Exército determinou aos pipeiros a suspensão de captação de água e consequente distribuição. Hugo Wanderley reforça que a suspensão da Operação Pipa chega no momento que Alagoas registra agravamento da seca no Sertão, que passou da categoria moderada para grave, severidade que não era registrada desde fevereiro de 2020.

Atualmente, 6,71% do território alagoano são castigados pela seca, segundo informação do monitor da Agência Nacional de Águas (ANA). O estado também registrou a expansão da área com seca moderada, que passou de 14,12% para 16,99% entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

“O que já era precário vai ficar insustentável porque as famílias vão ficar sem o básico pra sobrevivência que é a água potável, em um momento também grave com o aumento dos casos da Covid”, afirma o presidente da AMA.

A AMA pede um posicionamento oficial do Exército para cobrar ao governo federal que reveja essa decisão contra o povo do Sertão de Alagoas. O Governador Renan Filho já se disponibilizou a agendar audiência com o Ministério em auxílio do Estado. Parlamentares, principalmente da região Nordeste, tentam sensibilizar o Ministério da Economia para liberação de recursos destinados à Operação Pipa.

A Operação é comandada pelo Ministério da Defesa em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), mas a liberação de recursos fica a cargo do Ministério da Economia.

O Comando Militar do Nordeste informou que “4.100 pipeiros participam da distribuição de água em 40.098 pontos de abastecimento no país e, atualmente, cerca de 35% da categoria estão com a distribuição interrompida temporariamente”.
 Em 2020, a média mensal de atendimento foi de cerca de 2 milhões de pessoas em 600 municípios, segundo informações da AMA. Uma média de 4,2 mil carros-pipa foram contratados por mês. No total, foram investidos R$ 603 milhões para o serviço.

Publicidade

Continua após a publicidade




Encontrou algum erro? Entre em contato