ENSINO

Ifal Satuba seleciona dez bolsistas para o programa AgroResidência

Por Assessoria 19/01/2021 - 08:38

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Ifal em Satuba
Ifal em Satuba

O Instituto Federal de Alagoas (Ifa) - Campus Satuba informa que estão abertas, de 18 a 24 de janeiro, as inscrições para o Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência), promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O AgroResidência Ifal/MAPA concederá dez bolsas para um período de doze meses de treinamento prático, orientado e supervisionado em unidades residentes.

O processo seletivo visa a oferta de bolsas, bem como a constituição de um quadro de reserva. O projeto é destinado a jovens estudantes e profissionais recém-egressos das áreas de Ciências Agrárias e afins, provenientes tanto de cursos de nível médio, quanto de nível superior.

As vagas para bolsistas estão distribuídas em unidades residentes dos seguintes municípios: Coruripe, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Mar Vermelho e Maceió. O valor da bolsa será de R$ 900 mensais para residentes de nível médio e R$ 1.200 para residentes de nível superior. A divulgação do resultado final da seleção está previsto para 25 de fevereiro e o início das atividades do projeto, para 08 de março.

O professor orientador do projeto, Francisco Rafael da Silva Pereira, destaca que essa é uma grande oportunidade para jovens recém-egressos complementarem sua formação de forma prática, atendendo a demanda das unidades residentes e aumentando a empregabilidade. "O projeto contempla a formação profissional prática dentro das unidades produtivas nos sistemas de produção de bovinocultura, fruticultura, cana-de-açúcar, gestão e planejamento rural e avaliação do uso de resíduos agroindustriais nas áreas agrícolas, com enfoque em práticas de manejo sustentáveis e no uso de tecnologias digitais", argumenta o professor.

Processo seletivo


De acordo com o Coordenador administrativo do Projeto Agroresidência Ifal/MAPA, Luciano de Araújo Silva, as inscrições ocorrerão exclusivamente pela internet por meio do preenchimento de formulário eletrônico. "Além da análise de documentação do(a) candidato(a), anexada no ato da inscrição, o candidato também participará de uma entrevista", pontua.

Para concorrer às vagas de bolsista residente, o candidato deve ter entre 15 e 29 anos de idade no início das atividades no projeto; ser estudante do Ifal ou recém-egresso de cursos de nível médio ou superior das áreas de Ciências Agrárias e afins, de qualquer instituição de ensino. O estudante do Ifal deve ter cursado todas as disciplinas, a contar do início das atividades no projeto. Por sua vez, os egressos deverão ter concluído o curso há, no máximo, 12 (doze) meses, a contar do início das atividades no projeto. Também devem ter residência (própria, locada ou cedida) no município correspondente à Unidade Residente que concorre à vaga.

O Agroresidência foi instituído pela Portaria nº 193/2020 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para mais detalhes sobre o Programa de Residência Profissional Agrícola e sobre o processo seletivo, acesse o edital (abaixo). Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelos servidores responsáveis através do e-mail: [email protected]

Links importantes


Edital DG-CS Nº 01/2021

Formulário de Inscrição

Matéria: Projeto do Ifal Satuba é contemplado em edital nacional

Manual do Programa Residência Profissional Agrícola


Encontrou algum erro? Entre em contato