MACEIÓ

Campanha de vacinação contra a raiva animal começa no sábado

Por Arthur Fontes / estagiário sob supervisão 22/10/2020 - 09:21

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Campanha de vacinação contra a raiva animal começa neste sábado
Campanha de vacinação contra a raiva animal começa neste sábado

A raiva é uma doença que tem uma alta taxa de letalidade, portanto a vacina é a única forma de prevenção, seja em animais domésticos, como cães e gatos, ou animais de produção. Neste próximo sábado, a campanha de vacinação contra a raiva animal será iniciada nos bairros de Maceió que ficam nos Distritos Sanitários 1º, 2º, 3º, 4º e 8º. Serão 64 postos de vacinação à disposição para imunizar os pets. No sábado seguinte (31), a vacinação acontecerá nos 5º, 6º e 7º Distritos Sanitários. 

Os locais serão divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde até amanhà. Já a etapa rural em Maceió acontecerá com equipes volantes de 26 a 30 de outubro.

Em alguns municípios alagoanos já está ocorrendo a campanha de vacinação, mas diferente do que era de costume, esse ano Alagoas não definiu uma data exata para que os municípios programassem suas campanhas de acordo com as necessidades. 

"Em relação a campanha de vacinação antirrábica de 2020, em função da pandemia, as questões de logísticas foram difíceis, nós recebemos as vacinas do ministério da saúde no final de junho. A partir de julho já comunicamos aos municípios que definissem o calendário para escolher as datas das campanhas de vacinação em seus respectivos territórios’’, disse Carlos Eduardo, assessor técnico do núcleo de vetores da Sesau.

A periodicidade das vacinas devem ser anuais, porém no ano passado, Alagoas não teve campanhas de vacinação por problemas laboratoriais na produção da vacina. A última campanha realizada no estado foi em 2018.

Embora a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação dos donos de animais domésticos. Incurável nos pets e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode atingir os seres humanos, por isso a vacina antirrábica é sua única forma de prevenção.

Porém, mesmo com grande parte dos estados e municípios promovendo campanhas anuais de combate à doença, ainda há uma grande quantidade de animais abandonados por todo o país, então a transmissão da doença não é algo descartada.


Encontrou algum erro? Entre em contato