Acompanhe nas redes sociais:

17 de Novembro de 2018

Blogs

Lucas Vicente INOVANDO SEU ESPAÇO
Por Lucas Vicente

10/03/2017 - 08:54:40

Transforme seu pequeno ambiente com uma grande decoração

Foto: Divulgação

A vida das pessoas está cada vez mais agitada e acabamos por procurar espaços práticos e fáceis de morar. O mercado imobiliário acabou diminuindo a metragem de casas e apartamentos fazendo com que tenhamos que ser ainda mais criativos na hora de aproveitar os espaços e deixá-los totalmente funcionais.

Algumas dicas ajudam a explorar espaços nos cômodos que antes eram perdidos ou mal aproveitados. Seja qual for o cômodo, o mais importante é sempre medir o ambiente antes de comprar algum móvel ou mandar fazê-lo, para que o aproveitamento seja o maior possível.

Sala de TV

Nas salas de TV é muito comum utilizarmos rack ou painel para a televisão. O próprio painel pode vir com nichos e prateleiras e servir como apoio. Ou o rack pode ser feito para melhor aproveitamento, como esconder um puff na parte de baixo, podendo guardar quando não estiver em uso e trazer mais para perto do sofá quando quisermos esticar os pés ou houver visitas.

Muito utilizados hoje em dia, os sofás-camas servem para receber visitar que irão dormir em sua casa quando você não dispõe de um quarto a mais. Além de serem uma ótima opção para descansar os pés e relaxar depois de um dia de trabalho.

Sala de jantar

Nem sempre nos apartamentos e residências atuais há espaço para colocarmos uma mesa de jantar grande, pois o local destinado a elas é um cruzamento de porta de entrada, passagem para a sala, porta da cozinha e/ou corredor. Então o jeito é se adaptar às dimensões disponíveis, deixando sempre espaço livre para passagem.

Também conhecida como mesa de canto alemão, este tipo de móvel aproveita os cantos com cadeiras em L para a mesa de jantar.

Outro tipo de mesa também muito utilizada é a mesa extensível, onde pode-se aumentar ou diminuir, de acordo com sua necessidade.

Estas, entre outros modelos de mesas, nos dão flexibilidade às dimensões disponíveis, mas, para dar sensação de amplitude no ambiente, o uso do espelho é fundamental, pois dá um efeito de profundidade.

Cozinha

Apesar de ser um dos lugares mais utilizados por quem gosta de receber visitas, as cozinhas estão acompanhando a tendência imobiliária e diminuindo cada vez mais de tamanho. Se houver a possibilidade estrutural, uma boa dica é transformá-la em cozinha americana e integrar com a sala de jantar e/ou estar. Pode-se utilizar sua bancada até como mesa, deixando o ambiente mais descontraído.

A principal forma de aproveitar todo o espaço de uma cozinha pequena é utilizar-se de móveis planejados, pois eles se adequam e aproveitam cada milímetro do espaço.

Área de serviço

Esta que se tornou quase inexistente nas residências atuais, acaba sendo uma extensão da cozinha. Para aproveitar seu pequeno espaço temos que explorar as partes mais altas, fazendo móveis sob medida e utilizando varal retrátil.

Quarto de casal

No lugar onde descansamos também podemos nos utilizar de artifícios para deixá-lo mais amplo e confortável. A utilização de espelhos nas portas do guarda-roupa ajuda na amplitude do espaço; já o uso de papéis de parede com linhas verticais torna o pé direito visualmente maior.

Assim como as mesas de jantar se adequaram aos pequenos espaços, as camas também começaram a ganhar modelos que aproveitam os espaços perdidos. Há opções com gavetas, nichos, camas que levantam a parte do colchão, tornando-a um grande baú. 

Quarto das crianças

O quarto das crianças talvez seja um dos que mais tenha que ser aproveitado, pois ele pode servir para dormir, estudar e brincar. É muito corriqueiro a utilização de beliches e até treliches. Mesmo tendo muitas camas no quarto, a posição em que elas ficarão influencia nos espaços destinados para estudo e brincadeiras. Há vários modelos de beliches no mercado que podem atender à necessidade, ou também pode-se mandar fazer modelos mais adequados ao espaço existente. Também é muito comum colocar a cama elevada sobre a bancada de estudos, como se fosse um beliche cama/bancada.

Além disso, prateleiras e nichos nas partes altas ajudam a guardar livros e brinquedos.

Banheiro

Os banheiros são, em sua maioria, espaços muito reduzidos que em alguns casos ainda possuem “dentes” da estrutura. Temos que aproveitar estes espaços e fazer pequenos nichos para guardar os itens de higiene, liberando assim espaço na bancada. A utilização de prateleiras de canto até o teto também é uma opção. O uso de cuba de sobrepor deixa a área interna da bancada livre, aumentando o espaço para toalhas e outros itens. Para deixar o ambiente com sensação de amplitude maior, o uso do espelho na maior área possível acima da bancada é uma boa opção.

Além das dicas específicas para cada cômodo, há opções que se adequam a todos, ou quase todos os ambientes:

- Integração entre espaços, assim como cozinha americana, é comum a junção entre quarto/sala/cozinha, os chamados lofts

- Utilização de móveis sob medida para aproveitamento total do espaço

- Uso de portas de correr para não perder o espaço do giro da porta

- Uso de móveis multifuncionais, que se transformam em outro móvel ou acessório

- Escolha de cores claras para dar amplitude aos ambientes

- Uso de espelhos para uma sensação maior do ambiente

Com os espaços cada vez menores, a opção que temos é nos adequarmos e usar da criatividade. Assim conseguimos deixar a casa do nosso jeito, tornando-a bonita e funcional.

CONTATO PROFISSIONAL

Projetos residenciais, comerciais, interiores e construção.

Lucas Vicente – arquiteto e urbanista

Fone: 82 99608-7212 

E-mail: [email protected]

Site: www.inovaarquiteturaepvc.com

Instagram: #lucasvicente.inovaarquitetura

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia