Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Blogs

Lucas Vicente INOVANDO SEU ESPAÇO
Por Lucas Vicente

07/07/2017 - 08:46:05

Corredores: a decoração pede passagem

Foto: Divulgação

Ao decorar nossa residência, planejamos cada cômodo. Móveis, cores, objetos, cada item é pensado para compor um ambiente harmônico. Mas há um ambiente em especial que nem sempre tem a atenção merecida: o corredor. 

Por ser uma área de passagem, muitos não o pensam como um cômodo, apenas utilizando cores em suas paredes. Mas justamente por ser uma área de passagem e integração entre outros cômodos, é muito importante que haja uma integração em sua decoração com os outros ambientes.

Mesmo, normalmente, tendo pequenas dimensões, no corredor pode-se utilizar inúmeros artifícios para o deixar mais bonito. O mais importante na hora de pensar na decoração é o espaço de livre para passagem, onde deve ser no mínimo de 80cm e de forma contínua, afinal não é nada interessante andar desviando de móveis ou objetos.

A iluminação é um dos pontos mais fortes em um corredor, pois além de garantir a segurança na hora de sua passagem, ela pode sozinha, servir como decoração. A iluminação pode ser direta ou indireta, deixando a passagem com um clima mais relaxante. Além de serem utilizadas luminárias centrais, pode-se utilizar de iluminação natural.

Os espelhos também são muito utilizados, principalmente em corredores menores, para dar amplitude ao espaço. Diversos formatos, tamanhos e molduras podem ser empregados.

Podendo ser utilizados para guardar livros, porta-retratos e objetos, os nichos e prateleiras são comuns em corredores com alguns centímetros a mais. Com ou sem iluminação embutida, seu uso ajuda em um maior aproveitamento do espaço.

Para corredores maiores, o uso de móveis como aparadores e estantes é bem interessante, e ainda pode-se aliar a outros objetos como quadros, espelhos, etc.

Para quem gosta de arte, os quadros pequenos ou grandes também se comportam bem em corredores. Quando forem pequenos, o legal é fazer uma composição com vários quadros.

Não podemos esquecer do corredor externo que também é um espaço de transição entre a frente e os fundos de uma casa. Para esse espaço, podemos utilizar vasos com plantas na parede, vasos no chão com plantas maiores, molduras de madeira, pergolados e um piso intercalando com grama e pedriscos. São inúmeras opções que deixam o espaço mais confortável e bonito.

Interno ou externo, os corredores, em sua maioria, são espaços de passagem. Mas que podem ser muito bonitos e bem planejados tornando-se um ambiente aconchegante. O importante é sempre lembrar de alguns pontos importantes e fundamentais: uma boa iluminação e espaço livre para passagem.

CONTATO PROFISSIONAL

Projetos residenciais, comerciais, interiores e construção

Lucas Vicente – arquiteto e urbanista

82 99608-7212 – [email protected]

www.inovaarquiteturaepvc.com

Instagram - #lucasvicente.inovaarquitetura

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia