PIADA

Temer proíbe uso de suas fotos para memes

Por Superinteressante 27/05/2017 - 09:04

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Divulgação

Planalto vetou o uso de fotos oficiais do presidente Michel Temer para a produção de memes (a menos que sejam acompanhadas dos devidos créditos). Blogueiros e celebridades da web foram notificados pelo Planalto por estarem usando as imagens sem créditos. 

O Planalto tem direito de fazer isso, do ponto de vista legal. O artigo 24, inciso II, da Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) estabelece que ter seu nome ou pseudônimo (ou seja, o crédito) indicado é um direito do fotógrafo. Mesmo assim, o assunto acabou virando polêmica nas redes sociais. 

Uma mensagem publicada por Alexandre Inagaki, do Pensar Enlouquece, fala sobre as notificações. De acordo com ele, os responsáveis pelas páginas Capinaremos e Ah Negão!, receberam e-mails da Presidência. Na mensagem, o interlocutor, do departamento de produção e divulgação de imagens, cobra os créditos das fotos. 

À Folha de S. Paulo, Sandro Sanfelice, criador do Capinaremos, falou sobre o assunto. “Num primeiro momento, a gente ficou bem apreensivo, porque a impressão é a de que eles queriam que a gente parasse”, afirmou ao jornal. O PT resolveu aproveitar a polêmica e entrou na discussão. 

Em postagem em seu site oficial, o partido ofereceu aos internautas suas fotos do Flickr, “O PT coleciona imagens do usurpador com uso liberado, inclusive para memes , como afirma o texto do partido.


Encontrou algum erro? Entre em contato