Gilmar Mendes diz encaminhar ao MP irregularidades em prestações de contas

Por Folhapress 30/09/2016 - 14:04

ACESSIBILIDADE

(Crédito: Divulgação)
(Crédito: Divulgação)

Ao responder a perguntas de eleitores, na manhã desta sexta-feira (30), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Gilmar Mendes, afirmou que todas as irregularidades encontradas nas prestações de contas dos candidatos são encaminhadas ao Ministério Público para averiguação.
O ministro destacou que os próprios eleitores podem acompanhar as prestações de contas dos candidatos e informar à Justiça Eleitoral ou ao Ministério Público eventuais irregularidades.

A interação com os eleitores, por cerca de 30 minutos, ocorreu esta manhã por meio do Twitter do TSE.
No portal do tribunal é possível saber se o CPF foi usado indevidamente para doação eleitoral. Além de verificar na área de divulgação de candidaturas e contas eleitorais, o eleitor também "pode informar ao TSE se é doador ou não é doador", afirmou Mendes.
Questionado, o ministro explicou também que as urnas eletrônicas possuem um sistema de segurança que permite apurar os votos depositados, mesmo que ela seja danificada ao longo do processo de votação.
Além disso, destacou que os votos computados são apenas os válidos. "Portanto, se votar nulo, isso não terá influência sobre anulação das eleições".
Sobre candidatos com registro indeferido, mas cujo recurso ainda não foi julgado, Gilmar Mendes esclareceu que ele terá os votos computados. "Se o recurso for provido, os votos serão considerados válidos".
Também houve dúvidas sobre como pesquisar o local de votação e os candidatos da cidade. O ministro explicou que tudo isso pode ser encontrado no site do TSE ou no aplicativo das eleições.
Nesse aplicativo, inclusive, o eleitor poderá acompanhar as apurações das urnas. "Tão logo tenhamos as apurações, o sistema já estará sendo alimentado".


Encontrou algum erro? Entre em contato