NA VENEZUELA

Número de mortos em protestos chega a nove

Por Reuters 22/04/2017 - 07:03

ACESSIBILIDADE


n">Um homem foi morto em uma manifestação na capital da Venezuela na noite de quinta-feira, 20, disse uma autoridade nesta sexta-feira, marcando a nona morte em uma onda de manifestações, algumas vezes violentas, contra o governo do presidente Nicolás Maduro.

Melvin Guaitan morreu por um ferimento de tiro na área de Petare, disse o prefeito Carlos Ocariz, via Twitter. A mídia local relatou roubos e confrontos nas ruas com forças de segurança em áreas pobres de Caracas na quinta-feira e início desta sexta-feira.

"Nós ordenamos que os responsáveis por este incidente sejam investigados e punidos", escreveu Ocariz, sem dar mais detalhes.

Líderes da oposição prometeram manter os protestos, exigindo que o governo de Maduro convoque eleições regionais adiadas desde o ano passado, liberte quase 100 ativistas da oposição presos e respeite a autonomia do Congresso, liderado pela oposição.

A oposição está organizando protestos em níveis comunitários pelo país nesta sexta-feira, uma marcha "silenciosa" em Caracas no sábado em homenagem aos mortos nas manifestações e um bloqueio nacional nas principais rodovias da Venezuela na segunda-feira.

O governo de Maduro até o momento resiste à pressão dos mais sérios protestos em três anos. Líderes do governista Partido Socialista descrevem os manifestantes como bandidos violentos que danificam propriedades públicas e perturbam a ordem pública para derrubar o governo com apoio de adversários ideológicos em Washington.

"Esta oposição ferida e fracassada está tentando gerar caos em áreas vitais da cidade e convencer o mundo que estamos em algum tipo de guerra civil, nas mesmas estratégias usadas para a Síria, para a Líbia e para o Iraque", disse a autoridade do Partido Socialista Freddy Bernal em transmissão na internet.

Uma testemunha da Reuters escutou tiros e lançamentos de latas de gás lacrimogêneo durante a noite de quinta-feira no bairro de El Valle, em Caracas, com diversos comércios indicando sinais nesta manhã de terem sido roubados.

A mídia local relatou situações similares em outras partes da cidade.


Encontrou algum erro? Entre em contato