INOVANDO SEU ESPAÇO

Qual sistema construtivo devo escolher?

Por Lucas Vicente 21/04/2017 - 09:05

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Divulgação

Apesar de culturalmente a construção brasileira em sua maioria utilizar tijolos cerâmicos, hoje em dia existem vários tipos de sistemas construtivos, cada um com sua peculiaridade.

Alvenaria convencional

Os famosos tijolos cerâmicos, ou lajota cerâmica, são os mais empregados nas construções no Brasil e, como consequência, a maioria dos trabalhadores da área sabe manusear o produto.Por ser o mais utilizado, é mais fácil de encontrar em qualquer loja de material de construção. Apesar de ser um sistema artesanal e produzir muito desperdício na obra (até 30%), culturalmente ainda é o preferido do brasileiro.

Os tijolos cerâmicos são utilizados como vedação, tendo ainda que executar pilares e vigas para reforço estrutural da edificação. O tempo de obra é relativamente alto comparado a sistemas mais modernos.

Alvenaria estrutural

Este tipo de sistema construtivo está cada vez mais sendo utilizado nas obras, pois ele faz com que os pontos estruturais das paredes estejam embutidos nas cavidades dos tijolos, diminuindo o tempo de obra. Mesmo sendo fácil de encontrar nas lojas de materiais, a mão de obra para esse sistema ainda depende de um profissional que já tenha trabalhado com o sistema para que não haja problemas futuros. 

Sistema pré-moldado concreto-pvc

O sistema construtivo concreto-pvc vem sendo utilizado no mundo há mais de 30 anos. No Brasil, sua utilização começa por volta de 2005. Esse sistema consiste em formas de pvc específicas para a construção civil preenchidas com ferragem e concreto. O mesmo traz velocidade à obra, ausência de patologias como rachaduras e infiltrações, além de uma segurança estrutural e desperdício mínimo da obra (até 5%). Por ser um sistema mais moderno, é necessário o acompanhamento de um profissional que já tenha trabalhado com o mesmo, apesar de sua execução ser simples.

Light steelframing

Conhecido como perfis de aço leve, o steelframing é um sistema ainda pouco difundido no Brasil. Sua estrutura de aço dá rapidez à obra e uma estrutura sólida. A execução é feita por profissionais especializados e sempre acompanhada de um profissional para calcular a estrutura. 

Tijolo ecológico

Sendo uma mistura de terra, cimento e água, o tijolo ecológico vem sendo empregado cada vez mais na construção civil. Seu assentamento prático e a possibilidade de ficar exposto, ou seja, não é necessário o reboco e pintura, faz com que seja muito utilizado em construções mais rústicas. Sua execução tem que ser feita por profissionais que já tenham trabalhado com o sistema, para que não haja problemas de assentamento e infiltrações.

Container

Esse tipo de sistema construtivo nada mais é do que o aproveitamento do container para ser utilizado como edificação. Há empresas especializadas em transformar containers não mais utilizados como transporte de mercadorias em residências e ambientes comerciais de acordo com a preferência do cliente. Toda a transformação é feita em fábrica e chega praticamente pronto na obra. Sua forma em paralelepípedo faz com que haja uma limitação de linhas retas na edificação.

Madeira

As casas em madeira já foram mais utilizadas, principalmente em áreas de campo e praia. Com a dificuldade de se obter madeiras, seu emprego na construção civil diminuiu bastante. Mesmo assim há empresas que constroem com madeiras de lei e tratadas. Sua execução depende de mão de obra especializada e a manutenção tem que ser feita a cada 2 anos com a aplicação de verniz naval.

Há vários outros tipos de sistemas construtivos, cada um se adequando a situações diferentes. O importante na hora da escolha é pesquisar muito sobre o sistema e verificar suas vantagens e desvantagens.


Confira mais dicas:

Saiba como escolher a iluminação ideal para o ambiente 

Transforme seu pequeno ambiente com uma grande decoração 

Conheça os tipos de portas para sua casa 


CONTATO PROFISSIONAL

Projetos residenciais, comerciais, interiores e construção

Lucas Vicente – arquiteto e urbanista

Fone: 82 99608-7212 – [email protected]

www.inovaarquiteturaepvc.com

Instagram - #lucasvicente.inovaarquitetura


Encontrou algum erro? Entre em contato