marechal deodoro

Aviso via SMS salva vidas durante enchente

Por Redação com Folha de São Paulo 18/09/2017 - 18:54

ACESSIBILIDADE

Foto: Reprodução / Youtube
Foto: Reprodução / Youtube

O ano de 2017 não foi fácil para a pequena cidade de Marechal Deodoro, região litorânea de Alagoas. 

Em maio, o município se viu em uma situação desesperadora quando o alto volume de chuvas invadiu as casas, aterrorizou moradores e deixou mais de mil desabrigados.

O cenário era de guerra. Pessoas sem ter para onde ir, e pior, sem água e alimentos para criar forças e encarar a triste realidade de terem perdido tudo, já que muitas estavam isoladas em verdadeiras ilhas, cercadas de água por todos os lados. 

O recomeço continua sendo difícil, mas as boas notícias chegam e vão renovando as esperanças desse povo já tão castigado.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam que Marechal Deodoro é o único, entre todos os municípios litorâneos afetados pela água em Alagoas, que não registrou nenhuma morte em decorrência de doenças de vinculação hídrica, como a leptospirose, hepatite A, febre tifoide, dentre outras comuns após enchentes. E o segredo, por mais incrível que possa parecer, está no aparelho celular.

Antes mesmo das chuvas chegarem, a prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do seu gestor Aérton Lessa, já viam na tecnologia um forte aliado para o local.

Firmaram então uma parceria com o Tá.Na.Hora Digital – uma ferramenta especializada em tecnologia e impacto social–, onde por meio de uma atitude inovadora, com distribuição de mensagens de texto, os moradores que já possuíam cadastro nas unidades de saúde foram alertados sobre prevenção, monitoramento e combate a outras doenças, como a própria dengue, chikungunya e zika.

Porém, após o alerta de emergência vindo do alto volume de chuvas, as doenças hídrica também tornaram-se prioridade. Aproximadamente 30 mil mensagens foram disseminados entre cerca de 1.500 famílias atingidas, que resultaram em 156 alertas de possíveis situações que inspiravam cuidados "in loco" da equipe dos agentes de saúde, de fato confirmadas com a visita.

Posteriormente, esses casos foram acompanhados e assistidos de perto pelo poder público, o que certamente contribuiu para que não houvesse nenhuma morte em decorrência dessas doenças.

O secretário de saúde do município, Aérton Lessa, comemora esses resultados. "A vida deve ser sempre preservada e tratada como prioridade. Nós mesmos ficamos surpresos em como uma ferramenta tão simples pôde nos trazer um resultado tão maravilhoso."

Essa funcional articulação também proporciona ao Tá.Na.Hora Saúde Digital destaque de impacto social no Global Steering Group, em Chicago, pelo trabalho de democratização da saúde no Brasil por meio das tecnologias.

Todo esse cuidado é parte ativa nesse excelente resultado. Em toda Alagoas, até julho, já haviam sido registrados oito casos de mortes por leptospirose e outros 41 casos da doença foram notificados pelo Hospital Escola Helvio Auto (HEHA) desde o dia 30 de maio, segundo o boletim informativo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). A capital Maceió é a segunda que mais apresentou casos notificados, 14, ficando atrás apenas do município de Atalaia, que tem 18.



Encontrou algum erro? Entre em contato