precariedade

CES pede audiência com governador sobre caos na saúde

Por Redação com assessoria 28/08/2017 - 20:07

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Conselho Estadual de Saúde (CES) solicitou nesta segunda-feira, 28, uma audiência com o governador Renan Filho para discutir a situação da saúde pública em Alagoas, que vem sendo destaque nacional diante das denúncias de desabastecimentos nas unidades, além de compras sem licitação e fraudadas.

Segundo o presidente do CES, Jesonias da Silva, "o grave quadro da saúde já vem sendo denunciado há vários anos ao Ministério Público Estadual (MPE)". Inclusive, o Conselho também destacou às autoridades os problemas do Hospital Geral do Estado (HGE) e da Maternidade Santa Mônica

No segundo caso, algumas providências já foram tomadas, como a contratação de concursados e abertura de leitos na UTI neonatal. As ações da entidade levaram o secretário de Saúde, Cristian Teixeira, a transferir seu gabinete de trabalho para o HGE e anunciar a compra de medicamentos e outros insumos.

Sem tubos de ensaio

O laboratório de análises clínicas do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (Heha) também sofre com a precariedade. A unidade está sem tubos de hemograma para realização de exames. Foi o que mostrou um memorando expedido na sexta-feira, 25, pela instituição, que faz parte da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Conforme Silva, "não há como continuar nessa situação com compras emergenciais, profissionais mendigando medicamentos e material para trabalhar". "Precisamos discutir a saúde em todo estado e buscar alternativas para o agora”, finalizou.


Encontrou algum erro? Entre em contato