Paulo Jacinto

Baile da Chita completa 65 anos de tradição

Por Assessoria 22/07/2017 - 09:09

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No próximo sábado, 29 de julho, a partir das 23h no Clube Recreativo Paulojacintense será realizado o tradicional baile da Chita. O evento que foi tombado como Patrimônio Histórico, Imaterial e Cultural de Alagoas, em 2017, completa 65 anos de tradição.

O baile da Chita é a manifestação Cultural mais importante no calendário da cidade de Paulo Jacinto, Agreste de Alagoas. 

O baile

A principal causa da criação do baile da Chita foi a emancipação política, pois o povoado já estava bem desenvolvido e os moradores sentiam a necessidade de se tornarem independentes politicamente. No entanto, precisavam de dinheiro para contratar um bom advogado que defendesse causa. Então, um grupo de moradores do povoado antigamente conhecido como Lourenço de Baixo se reuniram e começaram a sugerir ideias que desse para ganhar dinheiro para tal propósito.

Foi ai que senhora Josefa Barbosa e outros membros do povoado começaram a discutir sobre o que fazer para pagar o advogado, de tanto pensar a própria Josefa Barbosa teve a ideia de realizar um baile no povoado.

Depois de tudo planejado, o grupo pensou no nome, foi quando surgiu o ‘’Baile da Chita’’ porque a chita era um tecido da época que tinha um grande poder de comercialização, então os organizadores resolveram dar origem a está grande referência.

Outra ideia para festa foi a escolha de uma rainha para ser apresentada no baile. A rainha era eleita através dos fundos adquiridos, assim a que mais arrecadasse dinheiro na venda de rifas e bingos seria a eleita. Todos esses acontecimentos se deram por volta dos anos 50. Além da criação do referido baile nasceu também outra ideia que envolvia a musicalidade daquela época, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira estavam tocando bastante a composição Propriá, que carinhosamente ficou conhecida como Rosinha de Propriá, pelos paulojacintenses por se tornar a chamadinha de abertura do baile.

Mesmo com todos os avanços acrescentados à cultura paulojacintense o baile da chita vem sobrevivendo ao longo desses anos. Hoje, a jovem escolhida para se tornar a rainha do baile e representar a cidade durante um ano, não é mais escolhida através de arrecadação de fundos por que não se trata mais de emancipação política e sim de uma continuidade desta tradição. As rainhas são escolhidas através do voto direto dos associados do Clube Recreativo Paulojacintense responsáveis pela organização do evento ou por uma mesa julgadora que analisam as candidatas. Todas têm que obedecer alguns requisitos, como boa conduta, ser simpática, bonita, ter idade entre 15 e 18 anos, e ser natural da cidade para se tornar rainha. 

A estudante Erika Vasconcelos, 18 anos foi escolhida através de um concurso, onde participaram outras 4 candidatas para ser a rainha deste ano.

  Os responsáveis pela a organização afirma que os preparativos para o tradicional baile estão prontos e mais 90% das mesas já foram vendidas.

Ingressos individuais 30 reais para os sócios do Clube Recreativo e 35 reais para os não sócios, as mesas para os sócios custam 130 reais e para os não sócios 150 reais. A animação do baile fica por conta da Orquestra High Society e Fabrício do Acordeon e Trio Pé de Serra.

Maiores informações:

José Barros – Presidente do Clube Recreativo Paulojacintense

Contato: (82) 9978-1040

Fleury Filho – Vice-presidente do CRPJ

Contato: 9915-7599

Lucas França – Comissão Organizadora do Baile da Chita

Contato:( 82) 9995-7920/9355-2924


Encontrou algum erro? Entre em contato