Deu no Fantástico!

Iofal forjou consultas para receber do SUS, denuncia médico

Por José Fernando Martins 26/06/2017 - 12:21

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Assessoria

Alagoas foi novamente destaque no programa Fantástico exibido neste domingo, 25, pela Rede Globo. O escândalo da vez foi a máfia que agia no Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal). 

Segundo investigação da Polícia Federal, médicos diagnosticavam glaucoma em pacientes saudáveis para desviar dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS). O golpe acabou lesando o governo federal em R$ 30 milhões. 

Em apenas um ano, mais de vinte mil consultas deixaram de ser realizadas, mas todas foram cobradas do SUS. A informação foi de um médico que se negou participar do esquema.

Leia mais

Escândalo na Iofal: Cremal pede cópia de inquérito à PF 

Batizada de Operação Hoder, a PF se uniu à Receita Federal e ao Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) para cumprir no dia 13 deste mês quatro mandados de prisão temporária, um de condução coercitiva e oito de busca e apreensão em Alagoas e outros três estados.

Entre os alvos estava o ex-subsecretário de saúde de Cícero Almeida, o médico André Born, detido no Centro-Oeste. Ele é um dos sócios do Iofal. Conforme reportagem do Fantástico, todos envolvidos já estão soltos, mas as investigações ainda prosseguem. 

Confira a reportagem aqui.


Encontrou algum erro? Entre em contato