operação gabarito

Polícia pede prisão de mais acusados de fraudar concursos

Por Bruno Fernandes - Estagiário sob supervisão 22/06/2017 - 13:41

ACESSIBILIDADE

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Operação Gabarito, que apontou a existência de esquema de fraudes em concursos públicos em dez estados do Brasil, chegou à sua quarta fase. 

Segundo o delegado, Lucas Sá, que atua na Paraíba, apesar de já ter desarticulado peças importantes da organização criminosa, ainda existem células criminosas independentes em Alagoas e outros estados.

"Foi encaminhado à Justiça pedidos de prisão de alguns suspeitos de participarem do esquema nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba", disse à reportagem do EXTRA.

LEIA MAIS:

PM líder de quadrilha faturava até R$ 1 mi por concurso fraudado 

PC identifica mais 40 suspeitos de fraude em concursos

Sobe para 70 o número de concursos fraudados 


“Acredito que até a próxima semana teremos alguma decisão a respeito”, finalizou o delegado.

Os acusados de envolvimento no esquema vão responder pelas fraudes nos concursos, acumulando penas por cada dolo, além de associação criminosa. Já os candidatos identificados, responderão por fraude.

O policial militar de Alagoas, Flávio Nascimento Borges, de 34 anos, foi preso acusado de ser o chefe do esquema. Além dele, outros suspeitos no estado já estão à disposição da Justiça.

FRAUDES

Em Alagoas, a organização teria fraudado certames do Instituto Federal de Alagoas (IFAL); da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ambos em 2012; e do Tribunal Regional do Trabalho 19ª Região, para técnico judiciário, em 2013. 

Estão sendo investigados os concursos: Guarda Municipal (João Pessoa, Bayeux, Cabedelo), Prefeituras Municipais (João pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Alhandra e outras cidades do interior da Paraíba), Câmara Municipal de João Pessoa, Corpo De Bombeiros da Paraíba, Polícia Militar da Paraíba e diversos outros concursos, a nível municipal, estadual e federal. 


Encontrou algum erro? Entre em contato