de saúde a viagens

Alagoas se destaca na oferta de aplicativos para celulares

Tecnologia ajuda usuários na consulta de serviços e no exercício da cidadania
Por José Fernando Martins 31/05/2017 - 23:00

ACESSIBILIDADE

Usuário do Já Mobile - Foto: Bruno Fernandes
Usuário do Já Mobile - Foto: Bruno Fernandes

Quem diria que aquele tijolo eletrônico de meados da década de 90 se tornaria um item prático, que além de permitir chamadas telefônicas, auxiliaria na troca de arquivos, acesso a notícias e facilitaria o dia a dia a partir de programas, hoje denominados aplicativos. Os famosos “apps” dos telefones celulares se tornaram ferramentas que podem ajudar na “economia de tempo” nessa era contemporânea cada vez mais corrida.

E é na busca de unir tecnologia e serviços públicos que o Estado de Alagoas tem investido no lançamento de aplicativos que ajudam os alagoanos e visitantes desde a execução de tarefas até na hora de exercer a cidadania. 

Basta uma consulta no Play Store, do Google, buscador de aplicativos no sistema Android, para considerar que Alagoas é o estado do Nordeste que mais oferece plataformas de serviços à população. Em segundo lugar vem o Piauí e o Maranhão, respectivamente. 

Segundo o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), Alagoas conta, no momento, com onze aplicativos que englobam diversas áreas, como turismo, saúde, emprego e meio ambiente.

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e da Inovação (Secti), Pablo Viana revela que os aplicativos também são usados pelo Governo de Alagoas dentro da própria administração pública. “Essas ferramentas facilitam a comunicação entre as secretarias e órgãos. Temos alguns aplicativos voltados à gestão corporativa através dos quais podemos acompanhar o andamento de obras e projetos”, explica. 

Responsável por incentivar e prover a tecnologia no Estado, a Secti está atenta às necessidades das demais secretarias a fim de encontrar subsídios para aprimorar o funcionamento de cada setor. Um de seus cases de sucesso, conforme Viana, é o Doe+, um aplicativo para agendamento de doação de sangue.

Porém, antes de nascer um “app”, é necessário um problema a ser solucionado. “O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estava com pouco doadores de sangue. Foi quando soubemos que dois alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) já trabalhavam em um projeto que poderia suprir a questão”, diz Viana. Esses alunos são Ernande Júnior e Niwton Barros, criadores de uma ferramenta pioneira que salva vidas.

Aplicativos que salvam vidas

Júnior, atualmente, é programador da Secti. “O Doe+ seguiu a sequência de qualquer outro aplicativo que queira sobreviver ao mercado. Identificamos um problema que existia no estado, no caso a baixa doação de sangue, e junto ao professor Marcílio Ferreira, começamos a fazer uma pesquisa de campo. Descobrimos que os jovens fazem parte de uma parcela grande da sociedade que não doa sangue e este foi o nosso ponto de partida”, conta Júnior.

E como atingir essa juventude? Em vez de criar um site com informações sobre doação de sangue, a investida foi no aplicativo para smartphones, aparelhos que, na maioria das vezes, são o sonho de consumo dos jovens. “Quando a Secti e a pasta da Saúde abraçaram a ideia do aplicativo, nós lançamos o Doe+ na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2015. Na primeira semana de lançamento o estoque de sangue aumentou 46%”, revela o programador.

De acordo com a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, o aplicativo surtiu efeito. “É nítido que o jovem hoje é o mais conectado nas mídias eletrônicas, que é o público-alvo. Mas, sempre precisamos de mais doadores. Doação de sangue é uma iniciativa saudável. É uma ação que deveria fazer parte da vida das pessoas."

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) ainda disponibiliza o aplicativo Juntos pela Saúde, que permite ao cidadão denunciar os focos do mosquito Aedes aegypti. Assim, o usuário pode acionar a pasta ajudando a combater as doenças causadas pelo inseto.

Um guia de turismo

Os turistas, antes de surfarem e curtirem as praias de Alagoas, podem ”mergulhar” no aplicativo Turismo Alagoas. Lá é possível encontrar uma relação de dicas de passeios, informações sobre praias, o que há de melhor na culinária nordestina e indicações de hospedagens.

Conforme o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Helder Lima, “o aplicativo facilita o acesso dos turistas e alagoanos a informações sobre a história e os atrativos turísticos do estado. Além disso, a ferramenta mostra horários de funcionamento de bares e restaurantes e as localizações e contatos de hotéis e pousadas”.

A partir do app é possível também ver como chegar até aos pontos turísticos e obter informações sobre o artesanato local. O próximo passo da Sedetur é implantar na ferramenta a tradução do conteúdo para os idiomas inglês e espanhol.

Seu tempo é Já!

Visando garantir mais agilidade na procura das Centrais Já! de Atendimento ao Cidadão, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), lançou no ano passado o Já! Mobile, um guia digital para os usuários.

A plataforma traz benefícios para aqueles que não dispensam o uso do smartphone. Ao se cadastrar no app, o usuário saberá, por exemplo, qual a Central mais próxima. Também encontrará lista dos serviços prestados pelas unidades, onde eles são realizados e a documentação necessária a cada procedimento.

“Entre as melhores vantagens está a de que o usuário pode checar no aplicativo a chamada de senhas na fila de espera. Ele poderá fazer outros afazeres e ficar antenado no seu número de atendimento. Sem contar que a lista de serviços disponíveis em cada central faz com que o cidadão não perca tempo indo em locais onde não conseguiria resolver suas pendências”, destaca o superintendente de Atendimento ao Cidadão, Alexandre Noberto.

Agência de notícias

Previsões do tempo, novidades sobre serviços públicos e o que está acontecendo de novo no Estado. Essas são algumas das informações trazidas pela Agência Alagoas, portal estatal que também conta com versão para celular. Lá o usuário pode organizar as notícias lidas das não lidas e receber em primeira mão tudo o que é postado pelas assessorias de comunicação das secretarias de Estado.

Segundo o secretário de Comunicação de Alagoas, Ênio Lins, o aparelho celular tem acoplado cada vez mais funções, englobando mídia, serviços e praticidade. “É de certa forma uma evolução da tecnologia. Hoje, o que menos usamos no telefone celular são as próprias chamadas. Os aplicativos fazem parte de uma tendência que veio para ficar e é dever do Estado acompanhar o fluxo tecnológico”.

Mercado de aplicativos em Alagoas tem muito a crescer

Programador e um dos fundadores de empresa de aplicativos, Leandro Neves destacou ao EXTRA ALAGOAS que o estado ainda tem muito que crescer quando se trata de tecnologia para celulares. 

Apesar do setor público em Alagoas ser destaque na oferta de aplicativos à população, setores privados ainda não apostam como deveriam nas ferramentas como meio de fomentar e expandir sua marca. 

"Alagoas representa 10% dos nossos clientes. Quando um estrangeiro nos contata para fazer um aplicativo, ele já aparece com pesquisas e fundamentos prontos. O brasileiro é o contrário. Às vezes, nós que temos que estudar o que o app pode oferecer aos clientes daquela empresa", diferencia.

E atenção: baixar qualquer aplicativo pode ser prejudicial ao aparelho celular. "É preciso saber a procedência do programa", orienta Neves.

Saiba como baixar aplicativos com segurança

Confira alguns aplicativos que podem facilitar seu dia a dia

Tempo Alagoas - (Semarh)

Turismo Alagoas - (Sedertur)

Doe + - (Sesau/Secti)

Leitura de contracheques - (Seplag/Sefaz)

Disque Denúncia AL - (SSP)

DOE Alagoas - (Itec/Diário Oficial de Alagoas/Gabinete Civil)

IMA Denuncie - (IMA)

Juntos Pela Saúde - (Sesau)

Diteal - (Diteal)

Já Mobile - (Seplag)

Agência Alagoas - (Itec/Secom)

Os aplicativos estão disponíveis nas lojas Google Play e IOS.


Encontrou algum erro? Entre em contato