Maceió

Vítimas das chuvas começam a receber auxílio-moradia

Por Ascom 29/05/2017 - 21:29

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Divulgação

As primeiras famílias vítimas das chuvas em Maceió começaram a receber o auxílio-moradia nesta segunda-feira (29). A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está com atendimento prioritário às vítimas no Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA).

O benefício eventual está sendo concedido para as famílias que perderam o imóvel na inundação. Elas precisam procurar o CASA com o encaminhamento da Defesa Civil Municipal, munidos de documento de identificação com foto ou Boletim de Ocorrência que comprove a perda do documento.

Rafael de Alceno foi um dos primeiras vítimas das chuvas a receber o benefício, no valor de R$ 250,00. “Minha casa, no Alto da Alegria, foi condenada pela Defesa Civil depois que a barreira cedeu e rachou todas as paredes. Consegui tirar alguns móveis e estava esperando este auxílio [moradia] para fechar o aluguel de uma casa lá no Benedito Bentes. Graças à Deus está tudo bem e vamos reconstruir a vida agora”, disse o servente de pedreiro, que morava no Alto da Alegria com a esposa e os filhos.

Além do auxílio-moradia, Rafael será inserido no Cadastro Único para programas sociais e, em seguida, será inserido no Programa Habitacional.

A secretária de Assistência Social, Celiany Rocha, reforça que o atendimento prioritário está sendo feito a partir do encaminhamento da Defesa Civil. “Iniciamos hoje o pagamento dos primeiros auxílios-moradia e as famílias já iniciaram a busca de um novo espaço para morar. Estamos agilizando o atendimento para, o mais rápido possível, atender as necessidades dessas famílias”, ressaltou a secretária.

A gestora orienta ainda as famílias a receberem atendimento. “A partir do encaminhamento da Defesa Civil, o responsável familiar procura o CASA e apresenta documento oficial com foto. As vítimas da chuva encaminhadas pela Defesa Civil estão recebendo o aluguel social e vão ser acompanhadas pelos profissionais da Semas”, completou Celiany.

Mais de 700 famílias foram atingida pela chuva dos últimos dias em Maceió. Destas, 39 estão acolhidas no abrigo provisório montado pela Semas na Escola Municipal Nosso Lar, na Ponta Grossa. Outras 20 famílias estão abrigadas na Igreja de São José, no Vergel do Lago, e mais oito no Clube Recreio em Fernão Velho. Os dois locais (Igreja e Clube) não são abrigos oficiais do Município, mas a Assistência Social está dando apoio às vítimas, fornecendo alimentação, água, colchão e cobertores.


Encontrou algum erro? Entre em contato