operação gabarito

Sobe para 70 o número de concursos fraudados

Por com PB Agora 16/05/2017 - 08:41

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Assessoria

Não apenas concursos públicos, mas também ingresso em universidades estão entre os alvos da organização criminosa que burlava o ingresso nessas instituições. Pelo menos 70 certames foram identificados pela Polícia Civil da Paraíba como suspeitos de terem sido violados por meio de fraudes.

Até esta segunda-feira (15), a Polícia Civil da Paraíba havia contabilizado pelo menos 500 aprovados através da venda de gabaritos. As empresas organizadoras, conforme a polícia, estaria isenta de suspeitas, já que a atuação da quadrilha girava, principalmente, em torno de pontos eletrônicos e cooptação de professores para responder as provas em tempo real.

A investigação que culminou na Operação Gabarito, deflagrada no domingo, dia 7 de maio de 2017, começou a partir de uma denúncia anônima. Até a sexta-feira (13), 25 pessoas já tinham sido presas, entre policiais militares, agentes do Detran, policiais rodoviários federais, estudante de medicina, entre outros, todos beneficiados por meio da fraude.

Conforme a polícia, o grupo contava até com uma assessoria jurídica, que era acionada em casos de candidatos que tivessem problemas com desclassificações.

As fraudes começaram em 2005, e mais de 500 pessoas já foram beneficiadas com o esquema em concursos na Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí. O valor pago pelas pessoas para o grupo já acumulava pelo menos R$ 18 milhões.


Encontrou algum erro? Entre em contato