Minas Gerais

Prefeitos se unem para tratar da situação de usinas do Grupo JL​

Por com Tudo em Dia 14/04/2017 - 19:22

ACESSIBILIDADE

Foto: Tudo em Dia
Foto: Tudo em Dia

Uma audiência pública para tratar da situação das usinas sucroalcooleiras do Grupo João Lyra mobilizou na quinta-feira, 13, várias cidades da região. Os prefeitos das cidades mais afetadas pelo encerramento das atividades das usinas Vale do Paranaíba e Triálcool participaram do encontro. 

O debate teve início com o pronunciamento do presidente do Legislativo de Capinópolis, Ivo Américo, que estabeleceu uma "linha do tempo" para contar a história da usina Vale do Paranaíba.

"No início da década de 2000, vimos um novo e promissor futuro surgir no cenário local. Milhares de novas pessoas passaram a fazer parte do nosso cotidiano e grandes elos de amizade foram firmados. Nosso comércio vivia momentos gloriosos com geração de emprego e renda. Em 2012, o horizonte que anunciava o futuro, perdeu sua cor e uma grande crise financeira se abateu sobre o grupo João Lyra, afetando diretamente o pagamento salarial dos colaboradores que prestavam serviços à unidade sucroalcooleira. Em 2013, a crise se aprofundou e as atividades foram encerradas definitivamente. Nossa gente perdeu o emprego, nossos amigos tiveram de ir embora em busca de sobrevivência. Nosso comércio viu a locomotiva da prosperidade econômica se estagnar", disse.

O prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, salientou as tentativas de agendamento de uma reunião com a nova administração da Massa Falida, instituída recentemente após o afastamento dos antigos gestores João Daniel Fernandes e Henrique Cunha. O prefeito cobrou união das lideranças das cidades vizinhas. "Nós temos de unir as forças da região, sejam vereadores (...) sejam prefeitos (...). Temos que arregaçar as mangas e lutar pelo objetivo da nossa região", disse Zanotto.

"Sempre que um agendamento para abertura de propostas é fixado, uma manobra jurídica é colocada em ação para impedir o andamento do processo de venda ou arrendamento. Eles não querem nem abrir as propostas para ver os interessados", disse Leonardo Luiz, prefeito de Ipiaçu.

Segundo o advogado Leonardo Altef, que representou a cidade de Ituiutaba, uma audiência com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, deve ocorrer em breve e o restabelecimento das atividades das usinas sucroalcooleiras instaladas no Pontal do Triângulo Mineiro estará na pauta.

Apesar de convidados, nenhum representante da massa falida compareceu à prenunciada audiência pública


Encontrou algum erro? Entre em contato