Operação Buiú

PF cumpre mandados de condução coercitiva no interior de AL

Por com PF 23/03/2017 - 08:12

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Divulgação

A Polícia Federal, em Alagoas, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 23, desencadeou a Operação denominada “Buiú”, com o apoio do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).

A investigação da Operação “Buiú” foi iniciada há três meses em razão de dados levantados pela Delegacia de Combate à Corrupção da Superintendência Regional, os quais apontavam a existência de grupo criminoso envolvido em desvio de recursos públicos no município alagoano de São Miguel dos Campos.

O ex-vereador de São Miguel dos Campos Josivaldo de Oliveira Vieira, o Jó Clemente (PDT), a esposa, Esther Cavalcante Torres Vieira, e mais nove pessoas foram levados coercitivamente para prestar esclarecimentos à Polícia Federal.  Ao todo foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva.

O esquema consistia em colocar pessoas como funcionários da Câmara de Vereadores de São Miguel dos Campos, mas que não trabalhavam. Outra pessoa recebia o pagamento deles por meio de cartões. Os salários chegavam a R$ 6 mil. O prejuízo aos cofres públicos seria de meio milhão de reais. Os investigados, por conseguinte, responderão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Atualizada às 12h28


Encontrou algum erro? Entre em contato