PROGRAMA-SE

Carnaval em Alagoas acontece do Litoral ao Sertão

Cidades como Arapiraca e Rio Largo ficaram de fora
Por Maria Salésia com assessorias 25/02/2017 - 08:00

ACESSIBILIDADE

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Que Alagoas é a terra do sol e lugar para quem procura sossego durante o Carnaval todo mundo sabe. Mas este ano, muitos municípios alagoanos mudaram o ritmo e vão oferecer ao folião muita música e animação. Vai ter frevo no pé, axé, coco de roda, marchinha e tudo mais que venha contribuir com a cultura e tradição da festa. As cidades vão ficar mais coloridas com bandeirolas, serpentinas, confetes que se confundem com as fantasias dos foliões. Mas cidades importantes ficaram de fora da festa.

Em Belo Monte, no Agreste alagoano, a  prefeitura municipal firmou parceria com a sociedade e o resultado foi a realização dos festejos de Momo. O poder público cedeu os materiais para a ornamentação e o povo ficou responsável pela confecção e instalação dos adereços.

Piaçabuçu nesta sexta- feira, 25, a partir das 15 horas acontece a abertura oficial do carnaval. No sábado, 26, a partir ads 20 horas desfile dos blocos nos povoados e no calçadão. Domingo, 26, a partir das 12 h, no Pontal do Peba, Bonde do Serrote, Som do Povo e o Reino. Na segunda, 27, ainda na Praia, a partir do meio-dia tem Intenção e Groove Nigth. A terça, 28, sempre a partir do meio dia, no Peba, tem Favela Black e Arerê é Massa.

Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, vai ter muita folia e alegria para todos. Pelas bandas de lá, o Carnaval começa hoje, 24, no Clube Vicente com uma grande festa, a partir das 19h, embalada por Orquestra de Frevo. Em Teotônio Vilela terá carnaval no clube e apoio aos blocos nas comunidades.

Quem não vai fivar de fora da folia é Pão de Açúcar. Segundo a assessoria de comunicação, a programação é vasta e promete agradar a todos os públicos e gostos.Para se ter uma ideia, serão oito dias de folia e animação com os blocos de rua e a praça do frevo. A festa começou na terça-feira, 21. E nesta sexta, 24, a partir das 17 horas acontece a “Zumba à Fantasia e às 19 horas abertura do carnaval com entrega da chave da cidade ao Rei Momo.No sábado, 25, às 17h será a vez do Bloco Agora é Nóis. Tem ainda desfile dos blocos locai.No domingo, 26, a matinê começa às 17 horas com a orquestra Jaciobá, na Praça do Frevo, a Moreno Brandão. Tem ainda desfile de blocos. Na segunda, 27, às 21h, na Praça do Frevo a Orquestra Sociedade Musical Guarany fará a animação. Tem também o desfile de blocos.Na terça, 28, acontece o arrastão, a partir das 20 horas.  A orquestra  Sociedade Musical Guarany é quem vai animar a festa.

Colônia Leopaoldina começa no sábado, 25, com Régis Bakana, no domingo tem Axé Mix, dia 27 Banda Erê e Komicos do Pagode, 28, Harmonia do Gueto e Swing Samba. Todos os dias, porém, tem a orquestra do maestro Vitalino.

Santana do Ipanema a animação ficaa por conta de Wallisson e Maicon, no sábado, 25, a partir das 21h. Às 23h será a vez de Kriativos e depois, orquestras de frevos. Dia 26 matinê às 15 h e 0h terá farra Mix, dia 27, às 21h, Kriativos e em seguida orquestra Som Frevos. Fechando dia 28 às 15 h, matinê e encerramento 2h com orquestra som frevo.

Traipu,com o tema “Folia e paz é a nossa tradição”, começa nesta sexta, 24, com o desfile do Rei Momo e da Rainha do Carnaval a partir das 19 h no Clube Margareth. Lá acontece o desfile de marcara. Dia 25, às 16 h, concentração no Portal com desfile de blocos e orquestra de frevo. Dia 26, a festa começa às 11 horas. Na segunda 27, orquestra de frevo a partir das 16h. Na terça, 28, às 11 h, orquestra de frevo, às 16 h, desfile e premiação do bloco vencedor. Às 23 horas orquestra Frevo no Clube Margareth.

SEM CARNAVAL- Os municípios de Rio Largo e Arapiraca, apesar da importância na economia do Estado, não vão oferecer carnaval para a população. Na verdade, em Arapiraca a prévia Folia de Rua recebeu apoio estrutural no início do mês e haverá duas matinês para os servidores públicos no Clube dos Servidores, no domingo e na segunda.

Em Belém, a Prefeitura resolveu não promover carnaval alegando que optou pelo pagamento da folha dos servidores deixada em aberto pela antiga gestão. Seguindo a mesma linha é Feliz Deserto que priorizou a compra de uma ambulância para o município. Apenas hoje, 24, sai o bloco "Folia sem mosquito" que será realizado pelas secretarias de Saúde e educação do  município. O mesmo aconteceu no Pilar. Com o dinheiro, o prefeito Renato Filho vai investir na compra de kits escolares para as crianças da rede municipal de ensino. Haverá pequenos blocos privados e bandas locais e de frevo.v


Encontrou algum erro? Entre em contato