educação

Concluintes do Ensino Médio terão seus nomes publicados no Diário

Por Agência Alagoas 16/01/2017 - 20:33

ACESSIBILIDADE

(Crédito: Divulgação)
(Crédito: Divulgação)

Com o ano letivo de 2016 já encerrado em muitas instituições, os alunos das escolas da rede pública estadual terão um documento a mais para a comprovação da conclusão do Ensino Médio: uma lista publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) com o nome dos concluintes de cada escola. A medida foi estabelecida por meio da portaria 8.967/2016, publicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em 23 de agosto de 2016.

A portaria estipula, dentre outras medidas, que as escolas estaduais terão até sessenta dias após o fim do ano letivo 2016 para o encaminhamento das relações dos estudantes concluintes para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). As escolas, por meio de suas respectivas Gerências Regionais de Educação (Geres), deverão solicitar ao Secretário de Estado da Educação a publicação da relação dos concluintes da Educação Básica e suas modalidades no Diário. Constarão nesta lista os estudantes aprovados com êxito e sem pendências.

Ainda segundo a portaria, a publicação servirá como prova de regularidade e autenticidade da vida escolar, cabendo às autoridades escolares, registrá-las nos Históricos Escolares dos concluintes emitidos pela rede estadual. Os históricos escolares de estudantes inclusos nestas listas serão dispensados de chancela pela Inspeção Escolar das Geres.

“Todo este processo será acompanhado pelas Geres e trarão mais segurança aos alunos da rede estadual, que terão mais um documento oficial que atesta a conclusão de seus estudos. Essa medida é um grande avanço para o nosso estado e será um benefício também para os alunos que, porventura, venham a cursar o Ensino Superior fora de Alagoas, visto que esta prática já é adotada em outros estados”, explica Emília Caldas, supervisora de Documentação e Vida Escolar da Seduc.

Neste fim de semana, duas escolas estaduais promoveram a solenidade de formatura de seus concluintes: Princesa Isabel, no Cepa e Benedita de Castro Lima, no Clima Bom.

Escolas particulares – Já os concluintes das escolas particulares da capital e do interior devem solicitar seus históricos escolares junto as suas unidades de ensino, dirigir-se à Gere de sua região e procurar o setor de Inspeção Escolar. Lá, deverão pedir a chancela do documento. O procedimento é essencial para as matrículas das instituições de Ensino Superior.

“No caso da capital, por exemplo, o estudante deve procurar o setor de Inspeção da 1ª Gere, localizada na Rua Epaminondas Gracindo, na Pajuçara”, informa a supervisora de Orientação e Inspeção Escolar, Juliana Cahet.


Encontrou algum erro? Entre em contato