em outubro

Canal do Sertão recebe investimentos de R$ 24 milhões

Por Agência Alagoas 28/10/2016 - 07:41

ACESSIBILIDADE

(Crédito: Divulgação)
(Crédito: Divulgação)

Mesmo no cenário de crise econômica, o Governo de Alagoas tem obtido resultados positivos em infraestrutura, fruto de uma peregrinação, desde o início do ano, do governador Renan Filho e da secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, em Brasília.

O objetivo é garantir o repasse de recursos federais para a continuação e a conclusão de obras já iniciadas, a exemplo do Canal do Sertão, que este mês recebeu mais R$ 24 milhões do Ministério da Integração Nacional.

De acordo com a secretária Aparecida Machado, as reuniões, a presença e a cobrança aos ministérios têm sido fundamentais para que o Estado não pare de avançar.

“Sabemos que o momento é difícil para todo o País. Portanto, a meta é dar continuidade a tudo que já começamos e mostrar para as instituições financiadoras que vale a pena investir em Alagoas, pois existe uma população que aguarda ansiosa por melhorias e gestores capazes de executá-las com seriedade”, destacou a secretária.

Com os novos repasses, o Canal do Sertão, que já possui três etapas executadas e 93 km de água cortando seis municípios alagoanos – Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Olho do Casado, Inhapi e Senador Rui Palmeira –, chegará ao km 123, por meio da conclusão do Trecho 4. Dessa forma, o empreendimento passará de 130 mil para 160 mil sertanejos beneficiados, com o acréscimo de São José da Tapera.

“O Trecho 4 já conta com 58% dos serviços executados e a perspectiva é de que seja finalizado em maio de 2018. Além disso, já temos ido ao Ministério da Integração em busca de recursos para o início das obras do Trecho 5, que levará a água ao km 150 e possibilitará a sua integração à Adutora da Bacia Leiteira”, reforçou Aparecida Machado.

A perspectiva é de que o Trecho 4 do Canal seja finalizado em maio de 2018, em sua totalidade. Contudo, a primeira etapa da obra já está em fase de testes operacionais, para que, no próximo semestre, sejam liberados mais 12 km de água.

Canal do Sertão

O Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura hídrica do Estado de Alagoas, por meio da qual é possível levar a água do rio São Francisco a municípios assolados pela estiagem prolongada.

Após a sua conclusão, serão 250 km de abastecimento de água ao alcance de mais de um milhão de pessoas, em 42 cidades, do Sertão ao Agreste do Estado.


Encontrou algum erro? Entre em contato