DE CANAPI

Estudante vai representar Alagoas no Programa Jovem Senador 2016

Por Agência Alagoas 23/10/2016 - 08:20

ACESSIBILIDADE

Ansiosa, a estudante confessa que já está com as malas prontas para a capital federal (Crédito: Valdir Rocha)
Ansiosa, a estudante confessa que já está com as malas prontas para a capital federal (Crédito: Valdir Rocha)

A estudante Ídia Gerônimo da Silva, da Escola Estadual Luiz Bastos, localizada no município de Canapi, no Sertão do estado, foi escolhida para representar Alagoas no projeto federal “Programa Jovem Senador 2016”, em Brasília.

Uma iniciativa do Senado Brasileiro, o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal são realizados todos os anos e proporcionam a estudantes de ensino médio da rede pública uma experiência como Senador da República. Durante uma semana, eles vivenciarão a rotina de um congressista, participando de sessões e apresentando projetos de lei.

Os 27 selecionados – um por estado – participaram do concurso de redação e elaboraram textos a partir do tema “Esporte: Educação e Inclusão”.  Ídia, de apenas 17 anos, ganhou a vaga alagoana com a redação “Do espírito olímpico à inclusão social”.

“Recebi a notícia por meio de uma ligação, onde me informaram que a minha redação tinha sido a vencedora do estado de Alagoas. Fiquei muito feliz. Para participar do Jovem Senador, fui orientada pelo meu professor e, a partir daí, fiz pesquisas para me aprofundar no assunto”, explicou a jovem.

Empenhada, Ídia da Silva explica com êxito o que o programa propõe, e o que fará para representar Alagoas.  “Um jovem senador vai elaborar projeto de lei que, caso aprovado, será válido no país inteiro. Cada representante por estado elabora um projeto de lei, mas apenas três são escolhidos. O meu, por exemplo, dispõe que todo candidato político tenha curso superior”, disse Ídia.

Ansiosa, a estudante confessa que já está com as malas prontas para a capital federal (cuja viagem está prevista para 28 de novembro), onde permanecerá  cinco dias acompanhando a movimentação do Senado. A vontade de participar do programa, afirma Ídia, surgiu da curiosidade em saber como os projetos de lei funcionam.

Destaques e incentivo -A conquista da jovem estudante foi reconhecida e parabenizada pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa, durante uma reunião com a comunidade escolar e educadores da 11ª Gerência Regional de Educação (Gere), em Delmiro Gouveia.

Carleane Chagas, diretora da Escola Luiz Bastos, afirma que o empenho dos alunos e professores da unidade escolar tem sido fundamental para a conquista de prêmios e reconhecimentos ao longo dos anos.

“Desde que assumimos a escola, em 2012, procuramos melhorias e um bom corpo docente. Nossos alunos se inscrevem em todas as olimpíadas, e são preparados e incentivados pelos professores. Eles são muito esforçados e empenhados e, quase todos os anos, são destaque em alguma competição”, afirmou a gestora.

Com orgulho, Carleane relembra os prêmios e reconhecimentos conquistados pelos alunos da escola ao longo dos anos. Entre eles estão: destaque na Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

“Além desses prêmios, temos, atualmente uma aluna que está concorrendo a uma vaga para participar do [Programa] Parlamento Jovem, no Mercosul. O professor de Língua Portuguesa, João Oliveira, orienta os candidatos e, sempre que preciso, seja sábado ou domingo, ele acompanha eles para melhorar o desempenho”, disse a diretora.

Em relação à sensação de reconhecimento, Carleane Chagas não mede esforço para externar o que sente. “A sensação é de satisfação. Somos de uma comunidade humilde, com alunos humildes, mas eles procuram se esforçar ao máximo. Além dos prêmios, temos alunos ingressando diretamente em universidades federais, sem precisar ingressar em cursinhos, só com o conhecimento obtido em sala de aula”, conta.​


Encontrou algum erro? Entre em contato