Juíza de Rio Largo solicita o envio de tropas federais ao TRE/AL

Por Com assessoria 30/08/2016 - 15:32

ACESSIBILIDADE


A juíza eleitoral da 15ª Zona, Marcli Guimarães de Aguiar, solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) o envio de tropas federais para auxiliar nas atividades a serem desempenhadas no município de Rio Largo, antes e depois das eleições do dia 02 de outubro. O pedido será relatado pelo desembargador eleitoral Orlando Rocha Filho para os demais integrantes do Tribunal, que decidem ou não enviar a solicitação para o TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

De acordo com o documento da magistrada, a presença das tropas federais na cidade é fundamental para a prevenção dos crimes eleitorais em suas mais variadas formas, bem como para assegurar o regular andamento do processo eleitoral.

“A cidade de Rio Largo já é conhecida pelos intensos e históricos embates políticos, sem olvidar a instabilidade vivenciada nos últimos anos, com a sucessiva troca de chefes do Poder Executivo afastados de seus cargos, como forma de se garantir a ordem pública e o bom trabalho antes e durante as eleições”, evidenciou a juíza eleitoral da 15ª Zona.

Ainda de acordo com a solicitação, não há como o juízo eleitoral da 15ª Zona garantir o cumprimento da legislação eleitoral, uma vez que não encontraria suporte suficiente do efetivo local das Polícias Militar e Civil.

Antes de ser levado à análise do Pleno do TRE/AL, a Presidência do órgão enviou expediente ao governo de Alagoas para que a Secretaria de Segurança Pública se pronuncie acerca da necessidade de se garantir a segurança de eleitores e candidatos neste período eleitoral. Caso os desembargadores do TRE decidam que o pedido deve ser acatado, a solicitação será encaminhada ao TSE, que dará a palavra final sobre o envio ou não do efetivo federal.


Encontrou algum erro? Entre em contato