PARLAMENTO JOVEM

Estudante da rede estadual representará AL na Câmara dos Deputados em Brasília

Por Agência Alagoas 28/08/2016 - 09:47

ACESSIBILIDADE

Militante política em sua cidade, a jovem de apenas 17 anos lidera um grupo de mais de duzentos jovens (Crédito: Assessoria)
Militante política em sua cidade, a jovem de apenas 17 anos lidera um grupo de mais de duzentos jovens (Crédito: Assessoria)

A Escola Estadual Padre Aurélio Gois, no município de Junqueiro, está em festa por mais uma importante conquista: a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Carla Souza dos Anjos, foi a única alagoana selecionada no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2016. Unida a mais 77 alunos de todo o país, será empossada como deputada jovem e vivenciará toda jornada parlamentar, de 26 a 30 de setembro, em Brasília.

Na etapa estadual, Carla Souza disputou com mais três projetos: dois também da rede estadual pela 2ª Gerência Regional de Educação, ambos da Escola Estadual Ana Lins, em  São Miguel dos Campos, e o terceiro do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Militante política em sua cidade, a jovem de apenas 17 anos lidera um grupo de mais de duzentos jovens. Feliz, ela revela que já está construindo seu discurso e fala do projeto campeão, que visa a inserção da disciplina Educação Política no currículo da Educação Básica a partir do 6º ano, o que ela aponta como essencial.  

“Vai ser um momento ímpar e de muito orgulho poder representar minha cidade e meu estado em Brasília, onde vou vivenciar o dia a dia dos deputados. Estão previstos muitos debates sobre a política em si, pois no grupo temos militantes de esquerda e de direita. Meu projeto visa esse fortalecimento da política na vida escolar. Hoje o tema é apresentado de forma superficial e a juventude é analfabeta nesta questão. A maioria acha que 90% dos políticos são ladrões e não é bem assim. Se as discussões começassem dentro da escola, por profissionais capacitados, os jovens estariam mais preparados para se posicionarem”, declarou Carla Souza.

Orgulho

Além dos colegas, direção e professores falam do orgulho e da importância desta conquista para toda comunidade escolar junqueirense. Uma delas foi a professora de Língua Portuguesa e orientadora no projeto, Ismaeli Galdino.

“Quando recebi o edital, lancei a proposta e ela foi a única aluna que aceitou. Já envolvida em política, ela trouxe a ideia e trabalhamos juntas nos últimos meses. Ela ainda tentou desistir, mas não deixei. E agora estamos muito felizes pelo resultado”, confidenciou Ismaeli.

Para o diretor da Padre Aurélio, José Edvaldo, o resultado confirma o histórico da unidade, que já conquistou com outros estudantes, programas como o Jovem Senador, Olimpíada Brasileira de Matémática da Rede Pública (OBMEP), Parlamento MERCOSUL, além da média de 40 aprovações por ano em vestibulares. “Este é mais um resultado de um trabalho feito com compromisso e seriedade, onde o foco maior sempre é a aprendizagem. O processo de interação professor e aluno na construção do conhecimento tem proporcionado estes resultados”, afirmou o diretor.

As palavras foram retificadas pelo professor de História, José Deodato, durante apresentação que a estudante fez para os colegas em sala. “É muito importante para escola esta vitória da Carla, representando nosso fazer. Foi uma vitória dela e de todos nós”, garantiu o docente.


Encontrou algum erro? Entre em contato