História de filarmônicas de Marechal Deodoro ganha visibilidade nacional

Documentário “Faz Sol Lá Sim” está sendo produzido pelo jornalista e poeta Claufe Rodrigues; material foi inspirado na particularidade cultural e de sons dos grupos musicais
Por Agência Alagoas 01/05/2016 - 14:00

ACESSIBILIDADE

Foto:Agência Alagoas
Foto:Agência Alagoas

A tradicional história das filarmônicas da cidade de Marechal Deodoro vai ganhar mais visibilidade e representatividade em nível nacional. É que o grupo cultural será protagonista do documentário “Faz Sol Lá Sim”,produzido pelo poeta e jornalista da Globo News Claufe Rodrigues, que já está na antiga capital da província alagoana para a preparação das gravações da primeira etapa do projeto.

Inspirado em uma visita realizada ao município há cerca de três anos, durante participação na Festa Literária Flimar, foi a particularidade do toque musical agregada ao enredo cultural das filarmônicas que chamou a atenção do jornalista. A singular diversidade dos grupos, que totalizam cinco associações, caracteriza Marechal Deodoro como a cidade com maior quantidade de filarmônicas do país.

“De imediato já fiquei encantado com que vi e ouvi. Eram cerca de 30 músicos tocando um som contagiante na filarmônica. Eu precisava contar esta história. Neste período, a Globo News estava fazendo parcerias com a produtora Rio Filmes e então vi a oportunidade ideal para produzir o documentário. As pessoas tinham que conhecer mais sobre essa representação cultural tão única”, conta o jornalista.

Conhecido em todo o país pelo seu trabalho junto à literatura, foi justamente o escritor Jorge de Lima que trouxe o autor do documentário a Alagoas. As poesias que retratavam tão sutilmente a história do Estado e do seu povo ocuparam um lugar cativo também nas produções de Claufe Rodrigues, como lembra o próprio jornalista e poeta.

“Acabamos fazendo o caminho inverso. Enquanto que Jorge de Lima saiu de sua terra Alagoas para ganhar o Rio de Janeiro, eu acabei me apaixonando pelo Estado através do seu olhar. Ele me apresentou a poesia mais alta e o lugar que tem propriedades tão distintas entre todas as regiões do Nordeste. Este é o momento de levar um pouco da cultura dessa cidade para todo o Brasil”, ressalta Rodrigues.

Sobre Claufe Rodrigues

O poeta e jornalista, Claufe Rodrigues tem participação atuante no processo de popularizar e democratizar a poesia em várias cidades do Brasil. Trabalhando no programa Globo News Literatura e também com passagem pela TV Futura e Canal do Brasil, Rodrigues tem uma bagagem de mais de 30 anos na estrada da poesia, na qual está desde 1977. Desde então, o jornalista já conta com mais de 10 livros publicados, entre eles: “Poemas para flauta e vértebra”, “O arquivista” e “Amor e seus múltiplos”.


Encontrou algum erro? Entre em contato