H1N1: Postos volantes de vacinação têm grande demanda

Por SECOM/MACEIÓ 30/04/2016 - 08:00

ACESSIBILIDADE

H1N1: Postos volantes de vacinação têm grande demanda

Iniciada cinco dias antes da data anunciada, a campanha contra o vírus H1N1 termina em todo o país no dia 20 de maio. Em Maceió, além das unidades de saúde, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza pontos de vacinação em shoppings e supermercados da cidade.

A descentralização tem ajudado aqueles que – em razão do trabalho ou outros compromissos -, não conseguem se dirigir aos postos de saúde. “Foi muito bom. Pude vir depois do trabalho e ser imunizada”, disse a fisioterapeuta Nataliane Ferreira, que ao lado de sua mãe, recebeu a vacina no Maceió Shopping.

“Ter um posto de vacinação aqui foi muito bom para mim. Moro perto do shopping, estou em uma idade avançada e sei que preciso ser imunizada, ainda mais sendo ela de graça. Vim logo. Fiquei feliz por ter tomado a vacina”, comemorou a aposentada Bernadina Ferreira.

Desde o primeiro dia da campanha, o balanço da SMS é positivo. A população atendeu ao chamado e não houve o registro de grandes tumultos. Há exemplo de outras campanhas de vacinação realizadas pela Secretaria, a procura pela vacina tende a diminuir no período da tarde nas unidades de saúde, que têm horários pré-definidos para a vacinação e dispõem atualmente, devido à movimentação grevista, de um número mais reduzido de profissionais.

Segundo a enfermeira Tayná Oliveira, responsável pelo ponto de vacinação localizado no Supermercado GBarbosa, em Cruz das Almas, o fluxo tem sido grande. “Nos dois primeiros dias da campanha, o fluxo foi muito alto. As pessoas estavam com medo de que a vacina acabasse. Já no terceiro dia foi mais calmo, porém grande. Aproximadamente, mil pessoas foram imunizadas desde às 8 da manhã até às 19 horas”, destacou.

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garante que as pessoas não precisam se preocupar, pois o Ministério da Saúde (MS) assegurou que o quantitativo necessário de vacinas está garantido para os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe.

“Graças a Deus, a comunidade tem marcado presença trazendo seus pais, filhos e idosos. A campanha, dentro o programa que a Prefeitura, junto com a SMS, traz para a população, está suprindo nossas expectativas com o auxílio dos profissionais que trabalham na vacinação, lutando contra o H1N1”, reforçou o técnico de enfermagem, Carlos Alestandrio.

Locais de vacinação

Para garantir uma maior cobertura, a equipe do Programa de Imunização da Saúde Municipal teve o cuidado de reforçar o número de vacinadores em algumas unidades com maior fluxo de pessoas, como o 2º Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, a Unidade de Saúde Rolan Simon, no Vergel, e a Unidade de Saúde da Família da Pitanguinha, localizada no bairro de mesmo nome.

Nos postos volantes – nos três maiores shoppings da cidade e alguns supermercados – são distribuídos inicialmente 200 doses da vacina, sendo reabastecida de acordo com a demanda.  Com exceção do Parque Shopping, todos os postos volantes estão funcionando de segunda à sexta-feira e nos finais de semana, conforme tabela organizada pela SMS.

Não há prioridade nas filas de vacinação que se formam nas unidades fixas e volantes, pois todos os que estão nas filas estão dentro do grupo alvo da campanha e da prioridade do Ministério da Saúde.

População alvo

– Gestantes (que devem levar cartão de vacinação ou caderneta da gestante);

– Idosos com idade acima dos 60 anos (levar cartão de vacina);

– Puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto, que devem levar o cartão de vacinação e a certidão de nascimento do bebê ou caderneta de gestante);

– Trabalhadores da área de saúde (levar cartão de vacinação);

– Crianças de 6 meses a menor de 5 anos (levar cartão de vacinação);

– Doentes crônicos (levar cartão de vacinação e comprovação médica da enfermidade).

Vacinação em domicílio

A equipe do Programa Municipal de Vacinação informa que famílias que têm doentes acamados em suas casas devem ligar para o telefone 3315- 5221 para agendar a visita domiciliar dos vacinadores. Segundo técnicos do setor, as empresas de home care – para aquelas pessoas que estão vivendo em casa nesse sistema – normalmente realiza esse pedido de agendamento dentro do período em que a campanha está em vigor.


Encontrou algum erro? Entre em contato